Unick é uma das empresas com maior número de reclamações no Reclame Aqui
A Unick Academy, empresa que atualmente enfrenta problemas para pagar seus usuários, entrou para o ranking do Reclame Aqui como uma das empresas com o maior número de reclamações no mês.
A empresa que já recebeu três alertas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) por oferecer irregularmente opções de investimento, foi a décima primeira colocada no ranking do site que registra insatisfação de clientes.
Ao todo, a Unick recebeu 4064 reclamações no mês de agosto, mais reclamações que grandes empresas, como Americanas, Claro e Banco Santander, por exemplo.
“Meu dinheiro de volta por favor”, diz um usuário que tenta reaver o valor investido na plataforma. “Cancelamento e extorno”, diz outro. Nos últimos dois meses, a Unick recebeu mais de 8 mil reclamações, a maioria delas relacionadas a impossíbilidade de saques na plataforma que alguns usuários estão enfrentando.
Recentemente a Unick interrompeu seus sistemas para uma atualização, isso fez com que os clientes ficassem impossíbilitados de realizar saques por 10 dias. Quando voltou, a empresa anunciou uma enxurrada de novos serviços, como seguros, cosmédicos e consórcios. A novidade, no entanto, não parece ter agradado a todos. Pois, o principal problema não havia sido resolvido ainda, os saques. As reclamações continuaram.
Os problemas de saques vêm se arrastando desde o inicio de julho, quando começaram a surgir as primeiras reclamações no Reclame Aqui. Usuários começaram a solicitar cancelamentos de contas, mas enfrentavam um longo tempo para no fim, ver uma mensagem de extorno ou cancelamento do saque.
A Unick, primeiro, culpou o sistema de terceiros que usava para realizar transferências, depois, disse que precisava atualizar o sistema, agora, segue afirmando que nenhum usuário ficará sem receber. Mas o número de reclamações no Reclame Aqui subindo dessa forma liga um alerta para o contrário.
Em grupos de Whatsapp e Facebook é comum ver reclamações de usuários da empresa que estão aguardando receber. Do outro lado, a Unick diz que vai vencer essa fase e sair mais forte.
Outro fato que chama a atenção é a classificação da empresa que caiu de 8.5 (ótimo) para 6.4 (regular). De acordo com informações do próprio Reclame Aqui, a classificação de uma empresa é baseada em alguns critérios, são eles:
- Índice de Resposta (IR) – Porcentagem de reclamações respondidas, sendo que apenas a primeira resposta é considerada;
- Média das Avaliações (Nota do Consumidor) (MA) – Leva em consideração apenas reclamações finalizadas e avaliadas. Corresponde à média aritmética das notas (variando de 0 a 10) concedidas pelos reclamantes para avaliar o atendimento recebido.
- Índice de Solução (IS) – Leva em consideração apenas reclamações finalizadas e avaliadas. Corresponde à porcentagem de reclamações onde os consumidores, ao finalizar, consideraram que o problema que originou a reclamação foi resolvido. Essas reclamações são representadas pelo ícone de status verde. (Clique AQUI e saiba mais);
- Índice de Novos Negócios (Voltaria a fazer negócios?) (IN) – Leva em consideração apenas reclamações finalizadas e avaliadas. Corresponde à porcentagem de reclamações onde os consumidores, ao finalizar, informaram que, sim, voltariam a fazer negócios com a empresa.
Se a Unick vai pagar ou não seus usuários nos próximos dias, ainda é um mistério, mas seja como for, recuperar uma reputação no Reclame Aqui ou na internet de modo geral não é uma tarefa fácil.
Muito comum este fenômeno onde os usuários desacreditados em alguma empresa começam a solicitar saques em massa, colocando em xeque a líquidez da compania. Isso aconteceu recentemente com uma corretora de criptomoedas brasileira, e está acontecendo também com outra empresa que oferecia rendimentos em Bitcoin.
Seja como for, a lição que fica é clara. Bitcoin só na carteira. Este é o propósito da moeda digital, não depender de intermediários.
Saiba mais em Unick é uma das empresas com maior número de reclamações no Reclame Aqui