ONU escolhe host de marketplace NFT em esforços para combater as mudanças climáticas
A Organização das Nações Unidas já havia dito que estava explorando os usos da tecnologia blockchain na luta contra as mudanças climáticas e para ajudar a alcançar uma economia global mais sustentável.
As Nações Unidas selecionaram a plataforma de blockchain Unique Network para executar uma iniciativa de token não fungível no esforço de inspirar outras pessoas a agir contra a mudança climática.
De acordo com um anúncio, a Unique será a principal parceira de tecnologia para um programa do Programa de Assentamento Humano da ONU e da Associação Internacional para o Avanço de Abordagens Inovadoras para Desafios Globais, que cunhará o trabalho de jovens artistas como tokens não fungíveis, ou NFTs. O programa, denominado Digital Art for Climate Action Empowerment, ou DigitalArt4Climate, incentiva os criadores a apresentarem trabalhos de arte que inspiram as pessoas a trabalharem para encontrar melhores soluções para o meio ambiente.
“As Nações Unidas reconheceram a tecnologia NFT como um meio novo e único de expressão criativa que pode ajudar a amplificar as mensagens sobre a ação climática”, disse o grupo. “A ONU quer levar esta forma de arte inovadora para a próxima geração de criadores que podem se beneficiar de uma tecnologia que pode ajudá-los a ampliar e monetizar seu trabalho.”
Um projeto de parachain no ecossistema Kusama e Polkadot, a Unique criará e hospedará um mercado NFT para a iniciativa. De acordo com os programas da ONU, os desenvolvedores competiram em uma hackathon virtual no mês passado para criar a galeria de arte digital e o mercado exibindo as obras de arte da DigitalArt4Climate. O projeto será aberto para contribuições a partir de 12 de agosto.
Relacionado: ONU vê a tecnologia blockchain como ferramenta para combater a crise climática
A Organização das Nações Unidas já havia dito que estava explorando os usos da tecnologia blockchain na luta contra as mudanças climáticas e para ajudar a alcançar uma economia global mais sustentável. Embora o grupo aparentemente nunca tenha estado diretamente envolvido no incentivo ao desenvolvimento de NFTs, pelo menos um membro do Pacto Global da ONU o fez. No início deste mês, a plataforma de jogos blockchain e NFT, Enjin, disse que estaria explorando maneiras de usar NFTs para promover a sustentabilidade e a igualdade.
As posições das empresas sobre o meio ambiente estão aparentemente se tornando mais uma preocupação para investidores e usuários, à medida que os efeitos das mudanças climáticas parecem estar aumentando. A ONU listou 17 metas de desenvolvimento sustentável que espera alcançar até 2030, incluindo redução da desigualdade, fornecimento de educação de qualidade e incentivo ao consumo e produção responsáveis.
VEJA MAIS: