Livecoins

Um grande banco Filipino acaba de lançar caixas eletrônicos de Bitcoin

Por: Livecoins

Bancos e criptomoedas são concorrentes diretos, o bitcoin veio para substituir o sistema bancário atual. “Seja seu próprio banco” é o lema da moeda digital que surgiu em 2009. No mundo todo alguns bancos estão em guerra com empresas e pessoas que usam criptomoedas.

Nas Filipinas, parece que um grande banco resolveu remar a favor da maré – sim, as criptomoedas vão vencer no fim das contas, e o banco se deu conta de que “se você não pode vence-los, junte-se a eles.”

De acordo com jornais locais, um dos maiores bancos comerciais das Filipinas, o Union Bank of the Philippines, lançou o primeiro caixa eletrônico de criptomoedas do país.

O banco disse em um comunicado oficial que o objetivo do caixa eletrônico é fornecer aos usuários locais uma maneira fácil de converter bitcoin em dinheiro e vice-versa.

O ATM desenvolvido e distribuído pelo UnionBank é uma máquina que permite que os usuários comprem e vendam criptomoedas.

Entusiastas de criptomoedas certamente vão achar um pouco… alias, bastante estranho de ler isso de um banco, mas veja só o que o UnionBank afirmou:

“Na busca contínua do banco para atender às necessidades e gostos crescentes dos clientes, incluindo clientes que usam moeda virtual, o caixa eletrônico fornecerá a esses clientes um canal alternativo para converter seus pesos em moeda virtual e vice-versa”

Por que este caixa eletrônico de Bitcoin é especial?

Desde 2017 o banco central das Filipinas adotou uma postura proativa no sentido de regular a indústria local de criptomoedas. As Filipinas estavam entre os primeiros países a regular as criptomoedas como classe de ativos reconhecida e como método de remessa.

O UnionBank disse que tem colaborado continuamente com o banco central ao longo dos últimos anos e que o recente lançamento do seu ATM foi aprovado pelo banco central.

ATM Bitcoin Filipinas
Imagem: CCN: Mike Abundo, CTO na Reelmedia, BitPinas.com

É o primeiro caso em que um grande banco comercial trabalhou com o banco central do país para supervisionar o lançamento de um caixa eletrônico de bitcoin.

O banco só lançou um ATM até agora. Mas o UnionBank avaliará a demanda geral dos usuários e o desempenho do caixa eletrônico nas próximas semanas, o que pode levar à implantação de mais caixas eletrônicos no futuro.

O CEO da Pantera Capital, Dan Morehead, afirmou que um em cada dez usuários adultos utiliza a corretora de criptomoedas mais popular das Filipinas.

Em 2018, a Coins.ph, maior corretora de bitcoin do país, tinha mais de cinco milhões de usuários em sua plataforma, usando moedas digitais para pagar contas de serviços públicos, cobrir pagamentos com cartão de crédito, comprar créditos de celular, comercializar ativos digitais e enviar dinheiro para todo o país.

O nível de adoção de criptomoedas nas Filipinas já é maior do que em outras grandes regiões, principalmente devido à falta de opções bancárias viáveis ​​para grande parte da população local.

A implantação de caixas eletrônicos de bicoin aprovados pelo Banco Central, desenvolvidos por um grande banco comercial, pode levar a um aumento da confiança em relação à classe de ativos e ao setor local de criptomoedas.

Filipinas pode ser o melhor país para usuários de Bitcoin

Nas Filipinas os usuários de bitcoin podem comprar e vender ativos digitais praticamente em qualquer lugar. Por meio de corretores locais e aplicativos, os usuários podem trocar ativos digitais por dinheiro fiduciário em lojas de conveniência e em milhares de pontos de venda.

O ATM de Bitcoin do UnionBank só aumentará a liquidez e melhorará a acessibilidade dos ativos digitais na região, especialmente se o banco decidir expandir suas operações ao longo de 2019.

Os usuários locais permanecem otimistas nas perspectivas do setor de criptomoedas das Filipinas, já que o CEO da UnionBank, Edwin Bautista, é bem reconhecido por seu entusiasmo em relação às criptomoedas.

Em meados de 2018 Bautista apresentou um kit de mineração Bitcoin baseado em GPU no BusinessWorld Economic Forum, demonstrando alguns dos experimentos que o banco vem fazendo no mercado de ativos digitais.

O artigo Um grande banco Filipino acaba de lançar caixas eletrônicos de Bitcoin foi publicado originalmente em Livecoins.