Ucrânia lança museu NFT ‘para preservar a memória da guerra’

“Enquanto a Rússia usa tanques para destruir a Ucrânia, contamos com a revolucionária tecnologia blockchain”, disse o ministro da transformação digital do país, Mykhailo Fedorov.

O Ministério da Transformação Digital da Ucrânia iniciou um museu online de tokens não-fungíveis com o objetivo de preservar a linha do tempo dos principais eventos que começam com os militares russos invadindo o país.

Em um tweet de sexta-feira (25/03), o ministro da transformação digital da Ucrânia, Mykhailo Fedorov, disse que o governo lançou uma iniciativa com token não-fungível, ou NFT, obras de arte que retratam momentos-chave da perspectiva ucraniana a partir de 24 de fevereiro. Os NFTs apresentam eventos a partir das 5h45, horário local, no dia do conflito, quando a Rússia anunciou uma “operação militar especial” na região de Donbas, na Ucrânia.

De acordo com o site do museu NFT no momento da publicação, 54 NFTs de momentos-chave da guerra entre 24 e 26 de fevereiro estarão disponíveis a partir de 30 de março, com o produto das vendas em Ether (ETH) usado “para apoiar exército e civis”. A obra de arte inclui uma variedade de eventos e fontes com base em postagens no Twitter de funcionários do governo, fotos de agências de notícias e a resposta de líderes mundiais “acompanhadas de reflexões pessoais”.

“Enquanto a Rússia usa tanques para destruir a Ucrânia, contamos com a revolucionária tecnologia blockchain”, disse Fedorov. “[O museu NFT é] o lugar para guardar a memória da guerra. E o lugar para celebrar a identidade e a liberdade ucranianas.”

O museu NFT afirma corajosamente:

“Nunca deixaremos um único dia desse período desaparecer do registro da história mundial.”

Fonte: Meta History Museum of War

Além de arrecadar fundos para as forças armadas da Ucrânia, a campanha de NFT parece ter como alvo a oposição à mídia estatal russa, que muitos ao redor do mundo criticaram por espalhar propaganda e desinformação, particularmente em relação aos eventos na Ucrânia após 24 de fevereiro. O projeto disse que um de seus objetivos era “difundir informações verdadeiras entre a comunidade digital no mundo”.

O governo da Ucrânia sugeriu um projeto NFT depois de cancelar os planos para um airdrop de token não especificado em 3 de março. O vice-ministro da transformação digital, Alex Bornyakov, disse mais tarde em um relatório do jornal britânico The Guardian que planejava lançar uma coleção NFT que seria “como um museu da guerra Russo-Ucraniana.” O Ministério da Transformação Digital fez parceria com membros da equipe da plataforma NFT Fair.xyz para a infraestrutura blockchain do projeto.

O governo da Ucrânia aceitou doações de criptomoedas diretamente por meio de endereços de carteira fornecidos pelo Ministério da Transformação Digital desde 26 de fevereiro. O Cointelegraph informou que, em 9 de março, muitas instituições de caridade, organizações de ajuda e carteiras do governo receberam cerca de US$ 108 milhões em criptomoedas para causas humanitárias e ajuda militar na Ucrânia.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...