Vigilante do Reino Unido adverte sobre golpes de cripto usando endereços londrinos “prestigiosos” como cortina de fumaça
A Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido (FCA, na sigla em inglês) disse que os esquemas escusos de investimento em cripto estão cada vez mais direcionados aos investidores britânicos.
A Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido (FCA, na sigla em inglês) disse que os esquemas de investimento em cripto estão cada vez mais voltados para os investidores britânicos, em uma advertência oficial publicada em 17 de agosto.
O vigilante adverte que os fraudadores costumam usar imagens de celebridades, websites traiçoeiros ou endereços “prestigiosos” da cidade de Londres como uma cortina de fumaça através da qual atrair investidores em potencial. Ela acrescenta:
“Firmas fraudulentas podem manipular software para distorcer preços e retornos de investimento. Eles podem enganar as pessoas a comprar criptomoedas inexistentes. Eles também são conhecidos por fechar de repente as contas on-line dos consumidores e se recusar a transferir os fundos para eles ou pedir mais dinheiro antes que os fundos possam ser transferidos.”
A FCA observa que as criptomoedas em si não são atualmente reguladas pela agência, o que significa que muitas casas de câmbio cripto e outros corretores estão além de sua competência. A agência, no entanto, regulam os derivativos cripto — incluindo futuros, contratos por diferença (CFDs) e opções.
Nesses casos, a FCA aconselha os investidores a verificar se a firma em questão recebeu a autorização necessária para vender ou anunciar esses produtos, ou a passar por sua lista de advertências de empresas a serem evitadas pela ScamSmart.
Este mês, a agência já emitiu dois alertas sobre as chamadas “empresas clone” cripto alegando falsamente ter autorização da FCA.
A FCA informa ainda que qualquer um que já tenha investido em um golpe provavelmente será alvo de um “acompanhamento”. Este “pode ser completamente separado ou [de outra forma] relacionado à fraude anterior, como uma oferta para obter seu dinheiro de volta ou para recomprar o investimento depois de pagar uma taxa.”
Na semana passada, a polícia do Reino Unido emitiu sua própria advertência ao público britânico sobre esquemas fraudulentos de investimento em cripto, depois que estatísticas do centro nacional de denúncias Fraude da Ação mostraram que as vítimas relataram fraudes relacionadas a fraudes de US $ 2,5 milhões somente em junho e julho de 2018.