Banco Central e Tesouro do Reino Unido farão consultas sobre CBDC, que pode ser lançando em 2030

“A data mais próxima para o lançamento de um CBDC do Reino Unido seria na segunda metade da década”, disse o Banco da Inglaterra, acrescentando que nenhuma decisão final foi feita ainda.

O Banco Central da Inglaterra e o Ministério das Finanças do Reino Unido estão planejando lançar uma consulta sobre a possível implementação de uma moeda digital para do banco central a partir de 2022.

Em um comunicado na terça-feira, o Banco da Inglaterra disse que a consulta à libra digital com o HM Treasury (Tesouro) consideraria as características do design, benefícios e implicações para usuários e negócios, bem como outras questões relevantes. Os resultados da consulta de 2022 determinarão se as autoridades do Reino Unido pretendem avançar com uma moeda digital do banco central, ou CBDC.

“Se os resultados desta fase de ‘desenvolvimento’ concluírem que a hipótese para CBDC é aceitável, e que ele é operacional e tecnologicamente robusto, então a primeira data para o lançamento de um CBDC do Reino Unido seria na segunda metade da década”, disse o banco central.

O Banco da Inglaterra acrescentou que “nenhuma decisão foi tomada” sobre se o Reino Unido estaria introduzindo um CBDC no futuro. No entanto, qualquer projeto de libra digital teria como objetivo existir ao lado de dinheiro e depósitos bancários, em vez de substituí-los.

Em abril, o Banco da Inglaterra e o Ministério das Finanças estabeleceram uma força-tarefa com o objetivo de explorar a implantação de um CBDC, incluindo questões associadas ao projeto, bem como sua possível implementação e operação no Reino Unido. O chanceler do Tesouro, Rishi Sunak, disse em julho que as autoridades locais prestariam consultoria sobre reformas pioneiras “para apoiar a adoção segura de criptomoedas e stablecoins” e explorar o caso de um CBDC no país.

Embora muitos países com as maiores economias do mundo ainda não tenham lançado um CBDC, alguns iniciaram programas-piloto. O lançamento do yuan digital na China continua com testes em várias regiões, com o banco central do país relatando que havia mais de 140 milhões de contas individuais detendo a moeda digital em outubro.

LEIA MAIS: 

Você pode gostar...