BoE e Tesouro afirmam que Reino Unido ‘provavelmente’ precisará de moeda digital, diz reportagem
O roadmap da libra digital está programado para ser apresentado na próxima semana, juntamente com uma consulta pública conjunta.
O Banco da Inglaterra (BoE) e o Tesouro acreditam que o Reino Unido provavelmente precisará criar uma moeda digital do banco central (CBDC) até 2030, de acordo com uma reportagem do Telegraph em 4 de fevereiro.
O roadmap (roteiro) da “libra digital” deve ser apresentado na próxima semana, disse uma fonte do governo ao jornal. O vice-governador Jon Cunliffe está programado para dar uma atualização sobre o trabalho do BoE na CDBC em 7 de fevereiro.
“Com base em nosso trabalho até o momento, o Banco da Inglaterra e o HM Treasury julgam que é provável que uma libra digital seja necessária no futuro”, observaram o governador Andrew Bailey e o ministro das Finanças, Jeremy Hunt, ao Telegraph.
O BoE se recusou a comentar o artigo, mas anunciou que uma consulta conjunta sobre a libra digital seria lançada em breve.
O Reino Unido experimentou uma queda de 35% nos pagamentos em dinheiro e moedas em 2020. O dinheiro representa aproximadamente um em cada seis pagamentos; cartões de débito e crédito respondem pelos outros cinco. Uma moeda digital do banco central é uma versão digital da moeda fiduciária, vinculada às reservas fiduciárias na proporção de 1:1, permitindo que cidadãos e empresas gerenciem fundos de maneira muito mais eficiente e acessível.
A notícia chega apenas alguns dias depois que o Ministério da Economia e Finanças do Reino Unido postou no LinkedIn uma posição aberta para chefe da moeda digital do banco central. A descrição do cargo apresentava a função como “importante, complexa e transversal”, exigindo um “extenso envolvimento em todo e além do Tesouro de Sua Majestade”.
A libra digital é uma das muitas CBDCs que devem ser introduzidas em todo o mundo nos próximos anos. O Banco Central Europeu (BCE) tem discutido o futuro de um euro digital, e vários países, incluindo Suécia e Dinamarca, também começaram a explorar o conceito de moedas digitais.
Pioneiro da CBDC, o yuan digital da China foi lançado em versão beta no ano passado para lojas de aplicativos locais iOS e Android. Os desenvolvimentos recentes incluem atualizações para a funcionalidade de contrato inteligente juntamente com uma série de casos de uso, informou o Cointelegraph.