Governo do Reino Unido inclui blockchain em negociação para acordo de livre comércio com EUA

O Reino Unido incluiu uma menção à indústria blockchain em sua agenda de pré-negociação para um Acordo de Livre Comércio com os Estados Unidos.

O Departamento de Comércio Internacional do Reino Unido publicou recentemente sua agenda de negociações de um Acordo de Livre Comércio (FTA) com os Estados Unidos. Contida no documento de amplo alcance, a blockchain é identificada como uma área na qual as empresas e o país se beneficiarão de um FTA.

O documento estabelece a posição do governo do Reino Unido em negociar um acordo de livre comércio pós-Brexit com os EUA.

Estabelece os principais objetivos do país para tal acordo e limita certas instituições e proteções como inegociáveis. Isso inclui o Serviço Nacional de Saúde da Grã-Bretanha e os preços dos medicamentos, direitos e proteções para consumidores e trabalhadores e proteção ambiental, bem-estar animal e padrões alimentares.

De maior interesse para a indústria de blockchain, no entanto, é a proposta de um capítulo dedicado que abrange pequenas e médias empresas (PMEs).

Disposição especial para as PMEs

Como cerca de dois terços do comércio de serviços do Reino Unido com os EUA é realizado remotamente, o capítulo proposto sobre PME incluirá:

“Um capítulo sobre comércio digital com disposições de ponta que visam maximizar as oportunidades para o comércio digital em todos os setores da economia”.

Alega-se que um FTA com essas disposições beneficiará os negócios do Reino Unido na economia digital, destacando especificamente a indústria blockchain como uma potencial beneficiária:

“Em áreas como fluxos de dados, blockchain, carros sem motorista e tecnologia quântica, temos a oportunidade de ajudar a moldar as regras globais por meio de disposições ambiciosas de comércio digital”.

Altas esperanças

Definir a posição antes de iniciar as negociações não garante quase nada para o acordo final. A posição dos EUA em muitos dos elementos internos pode ser totalmente oposta; portanto, apenas o tempo dirá como será o acordo final, se é que pode ser alcançado.

No entanto, é evidente que o governo do Reino Unido valoriza sua indústria blockchain e está preparado para lutar por seu interesse. Como o Cointelegraph relatou recentemente, o potencial da União Europeia de colaborar com os padrões de blockchain fornece um ambiente forte para impulsionar a inovação.

No entanto, como o Reino Unido não faz mais parte da UE, agora tem a liberdade de seguir seu próprio caminho.

Você pode gostar...