Supervisor financeiro do Reino Unido põe clones de duas grandes empresas financeiras na lista negra
A Financial Conduct Authority do Reino Unido alertou os investidores sobre dois clones fraudulentos de empresas financeiras.
A supervisora financeira britânica Financial Conduct Authority (FCA) alertou investidores sobre uma empresa fraudulenta que se passaria pela Swiss Investment Corporation, uma empresa de oferta de investimentos cripto autorizada pela FCA, e outra empresa que seria um clone do Goldman Sachs, conforme o regulador divulgou em 14 de junho.
A reguladora financeira colocou na lista negra uma empresa que opera sob o domínio swissinvest.biz. Segundo o anúncio, a empresa clone oferece serviços em seu website swiss-investissement.com e está envolvida em atividade fraudulenta.
No site, a empresa supostamente clonada divide seus investimentos propostos nos ativos mais seguros, como metais preciosos, e os mais bem sucedidos, as principais criptomoedas, incluindo Bitcoin (BTC), Ether (ETH) e Ripple (XRP).
A FCA emitiou novo aviso contra a Goldman Sachs Asset Management International, um clone do grande banco de investimenros globais Goldman Sachs. O popular banco de investimentos recentemente negou seus planos de lançar um balcão de negociação cripto, dizendo que os diversos rumores da mídia estavam incorretos.
Em ambos os casos, a FCA expressou o perigo particular das alegações de empresas frias que fingem ser instituições financeiras legítimas.
No começo de maio de 2019, a FCA alertou investidores contra outra empresa clone que se passava pela ICAP Europe Ltd.
Também em maio, a reguladora britânica reportou que os investidores cripto locais perderam mais de US$ 34 devido a fraudes relacionadas a criptomoedas e câmbio externo (forex) entre 2018 e 2019.