Regulador Financeiro do Reino Unido: Investidores cripto são movidos pelo interesse de “enriquecer rapidamente”

O Financial Conduct Authority do Reino Unido publicou dois estudos sobre criptos, revelando que os consumidores do RU têm pouco conhecimento da indústria.

A Autoridade de Conduta Financeira (Financial Conduct Authority – FCA) do Reino Unido publicou duas pesquisas nesta quinta, 7 de março, que examinam as atitudes dos consumidores cripto do Reino Unido.

O primeiro estudo, conduzido pela empresa de pesquisas Revealing Reality, usa entrevistas quantitativas com foco na compreensão das criptomoedas e as motivações por trás da decisão das pessoas em investir em ativos cripto. Os pesquisadores entrevistaram 31 consumidores cripto e escolheram 17 deles para uma entrevista posterior.

De acordo com as entrevistas, muitos enxergam as criptomoedas como uma forma de “enriquecer rapidamente” e como um atalho para a riqueza e o dinheiro fácil. Aqueles que dividem esta opinião muitas vezes mencionam o comportamento de outras pessoas nas mídias sociais como uma motivação pra investir.

Mais do que isso, a maioria dos correspondentes demonstrou falta de conhecimento sobre as criptomoedas. Por exemplo, alguns dos entrevistados não sabia poder comprar uma parte de uma moeda em vez da totalidade dela.

Finalmente, a Revealing Reality descobriu que os ativos cripto são acompanhados por um comportamento de risco, por exemplo: investidores não parecem se empenhar em pesquisa suficiente antes de comprar cripto pela primeira vez, confiando mais na influência das recomendações.

Outra pesquisa, conduzida pela agência de pesquisas Kantar TNS em dezembro de 2018 2018, envolveu 2.132 consumidores do Reino Unido. Eles responderam diversas questões sobre seu conhecimento em ativos cripto, assim como hábitos de compra.

Apenas um quarto dos entrevistados, a maioria homens de 20 a 44 anos, podia identificar o que eram criptomoedas, enquanto 58% nunca ouviram falar do conceito. 23% dos questionados disseram que ouviram falar de criptos pela primeira vez em notícias online, enquanto 22% e 16% receberam a informação pela mídia tradicional ou por amigos e família, respectivamente.

Profile of U.K. consumers that understand cryptocurrencies

Perfil dos consumidores do Reino Unido sobre o conhecimento de criptomoedas. Fonte: FCA (fca.org.uk)

Apenas 51 pessoas de 2.132 entrevistados já havia comprado alguma criptomoeda. Metade delas admitiu ter feito uma pesquisa geral antes da compra, enquanto 25% estavam felizes em discutir o assunto com amigos, familiares e colegas. Assim como no estudo anterior, alguns dos investidores (31%) via as criptomoedas como uma aposta que poderia ajudá-los a ganhar dinheiro.

Baseada nos resultados dos dois estudos, a FCA alertou aos consumidores do país sobre os riscos relacionados a criptoativos, lembrando que eles não são regulados no Reino Unido. De acordo com a FCA, investir em criptos pode levar a perda total dos fundos, graças à alta volatilidade no mercado.

Você pode gostar...