UE divulga novo plano de recuperação de 750 bilhões de euros para o COVID-19

A União Europeia divulgou planos para arrecadar 750 bilhões de euros (US $ 827 bilhões) para seus membros financiarem sua recuperação do colapso econômico do COVID-19. [CNBC]

Com esse plano, a Europa tornou-se a região mais recente a aumentar dívidas para ajudar na recuperação econômica. Ela segue os passos de países como o Japão, que emitiram um pacote de US $ 2,2 trilhões , e os Estados Unidos, que passaram um pacote de recuperação de US $ 2,3 trilhões.

A UE distribuirá o valor em duas fases. No primeiro, distribuirá 500 bilhões de euros em subsídios aos países com base na gravidade da pandemia. Itália e Espanha, sendo os países mais atingidos, receberão a maior parcela. A UE utilizará o restante do dinheiro em empréstimos a países merecedores para reembolso entre 2028 e 2058.

Energia verde e digitalização têm prioridade

Dos 500 bilhões de euros, 310 serão destinados a projetos de transição para energia verde e digital. Esta é a maneira de a UE investir no futuro da região, acredita o presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen. Ela disse à Euronews:

Sim, temos que levantar dinheiro agora e investi-lo, mas investiremos nas prioridades europeias que são tão importantes para vocês. […] Se eles tiverem que pagar em parte esse dinheiro, pelo menos plantar e colher os benefícios desses investimentos

O novo pacote de estímulo chega apenas dois meses depois que a UE aprovou um pacote de estímulo de € 540 bilhões. Este pacote permitiu que os Estados membros fizessem uso incondicional de 240 bilhões de euros, com 100 bilhões de euros destinados a um programa de trabalho de curto prazo. Como BeInCrypto relatou, Espanha e Itália pediram fundos adicionais para ajudar na recuperação, mas outros Estados membros os abateram.

Outro endosso do Bitcoin

As implicações serão imensas se os 27 Estados membros aprovarem o plano. Por um lado, dará à UE a capacidade de aumentar impostos diretamente, como um governo federal. Como relata o New York Times , os Estados membros que se recusam a conceder-lhe esse poder fará com que a UE negue financiamento para seus projetos no futuro.

O maior efeito, no entanto, será o valor do euro. E enquanto isso provavelmente resultará em inflação na Europa e além , aumentou ainda mais o perfil do Bitcoin como uma reserva de valor. Enquanto o Fed dos EUA, o Banco do Japão e agora a UE mudaram estratégias para expandir sua oferta de moeda à vontade nos últimos meses, a oferta de Bitcoin permaneceu estável, provando que é a única reserva de valor estável.

A BitMEX Research definiu ainda melhor em seu relatório declarando,

Na nossa visão, nesse regime econômico alterado, onde a economia e os mercados financeiros estão soltos, sem nenhuma âncora significativa, nem mesmo com metas de inflação, pode ser a maior oportunidade que o Bitcoin já viu, em sua curta vida útil.

O artigo UE divulga novo plano de recuperação de 750 bilhões de euros para o COVID-19 foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.

Você pode gostar...