Post no Twitter podem provar que Hal Finney não é Satoshi

Tweets de 10 anos atrás ajudam a eliminar Hal Finney como um candidato viável a Satoshi Nakamoto.

Um tweet de 2010 pode fornecer evidências de que Hal Finney não é Satoshi Nakamoto.

Em uma recente entrevista da Cointelegrpah, Laszlo Hanyecz, que trabalhou em estreita colaboração com Satoshi Nakamoto em 2010, disse que Satoshi não tinha familiaridade com o sistema operacional do Mac:

“Ele não tinha um Macintosh. Ele não sabia como construí-lo para Mac. ”

Consequentemente, Satoshi pediu que ele desenvolvesse uma versão MacOS do client do Bitcoin, o que ele acabou fazendo.

Finney e sua esposa usavam Mac em 2010

No entanto, um tweet de Hal Finney em 2010 nos diz que Finney e sua esposa possuíam um Mac:

Tweet de Hal Finney em 8 de junho de 2010. Fonte: Twitter.

Embora isso não seja de forma alguma evidência incontestável, isso prejudica a teoria de que Hal Finney era Satoshi ou fazia parte de uma equipe por trás do pseudônimo. No entanto, existem maneiras de explicar essa inconsistência.

Se havia vários indivíduos por trás da criação do Bitcoin (BTC), é possível que Hanyecz tenha se comunicado apenas com um dos vários indivíduos. Talvez a pessoa que supervisiona o desenvolvimento do cliente nessa fase não tenha um Mac. Outra explicação possível é que Satoshi não acreditava que o desenvolvimento do ecossistema Mac fosse uma prioridade, devido à sua participação de mercado limitada. Portanto, ele pode ter decidido delegar essa tarefa a Hanyecz, para que ele próprio pudesse se concentrar em tarefas mais urgentes.

Essas teorias parecem falhar quando consideramos que Hanyecz descreve Satoshi como alguém que era muito controlador e paranóico fronteiriço. Parece improvável que ele delegasse o desenvolvimento do cliente Mac a um estranho se a equipe incluísse Hal Finney – um desenvolvedor experiente que provavelmente seria capaz de assumir a tarefa sozinho.

Tweet original do Bitcoin

O famoso tweet de Hal Finney sobre mineração de Bitcoin também não faz sentido neste contexto.

Primeiro Tweet conhecido a mencionar Bitcoin. Fonte: Twitter.

Os escritos de Satoshi confirmam que o autor teve muito cuidado para não revelar nenhuma informação pessoal sobre si mesmo. Esse mesmo indivíduo ou membro da equipe faria uma declaração pública sobre como administrar o Bitcoin? Além disso, Finney teve anos para excluir esses tweets, mas ele nunca o fez.

Embora isso não ajude a resolver o mistério de Satoshi, pode nos permitir eliminar um dos candidatos mais populares da comunidade.

Contribui para este artigo o editor do Cointelegraph Jeffrey Albus

Você pode gostar...