Para conter a crise, China acelera projeto de moeda digital
O Banco da China concluiu o desenvolvimento das funções básicas de um Yuan digital e deu um passo à frente para lançar seu CBDC durante um período de recessão global.
Como os bancos centrais do mundo estão reduzindo as taxas de juros a zero e adotando ações agressivas contra a recessão econômica devido à pandemia de coronavírus, o banco central da China está acelerando seu plano de moeda digital do banco central (CBDC).
De acordo com uma matéria do Global Times de 24 de março, a China está um passo mais perto de emitir sua CBDC. O Banco da China concluiu o desenvolvimento das funções básicas da moeda digital oficial e agora está elaborando leis que ajudarão a sua implementação.
O Global Times também mencionou várias empresas privadas de Shenzhen, incluindo Alibaba, Tencent, Huawei e China Merchants Bank, que participaram do desenvolvimento da moeda digital.
Cao Yan, diretor da Digital Renaissance Foundation, disse à agência de notícias que essas empresas privadas foram selecionadas com base em suas ricas experiências em blockchain e pagamentos de terceiros.
A China incentiva empresas de pagamentos móveis avançados
A Alipay da Alibaba e a WeChat Pay da Tencent juntas têm mais de 1,7 bilhão de contas ativas na China – 300 milhões a mais que a população do país. Eles combinaram mídia social, comércio eletrônico e pagamentos para criar uma infraestrutura comercial online avançada.
A Alipay divulgou cinco patentes relacionadas à moeda digital oficial da China entre 21 de janeiro e 17 de março.
As patentes cobrem várias áreas da moeda digital, incluindo emissão, registro de transações, carteiras digitais, suporte comercial anônimo e assistência na supervisão e tratamento de contas ilegais, informou a mídia do setor.
China quer se antecipar ao desenvolvimento econômico global
Cao acredita que acelerar o plano da CBDC pode ajudar a transformar uma crise em uma oportunidade, já que a criptomoeda é vista como a ferramenta mais conveniente para traduzir a política de taxa de juros zero e negativa de um banco central em bancos comerciais. E diz:
“Se houver uma chance da China considerar baixar sua taxa de juros em território negativo como uma opção final e direcionar essa política para empréstimos e empréstimos comerciais, uma moeda digital circulada, em vez de M0, será capaz de conseguir isso”.
O Cointelegraph informou anteriormente sobre o plano da China de implementar o Yuan digital entre os países envolvidos em sua iniciativa Belt and Road. A China vê sua CBDC como uma estratégia importante para dar ao RMB chinês a vantagem no desenvolvimento econômico internacional.