Presidente da Turquia confirma que lei para criptomoedas será votada no parlamento
Uma vez implementada, a lei de criptomoedas implementará um novo modelo econômico que pode potencialmente ajudar a recuperar o valor em queda da lira turca.
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, supostamente confirmou a conclusão de um projeto de lei de criptomoedas que em breve será compartilhado com o Parlamento para implementação no país.
Em um esforço para conter a queda do valor da lira turca, o presidente Erdoğan compartilhou planos para implementar um novo modelo econômico durante uma entrevista coletiva em Istambul. Conforme noticiado pela mídia local NTV, Erdoğan disse que a lei está pronta, acrescentando:
“Tomaremos medidas quanto a esta questão, enviando-a ao Parlamento sem demora.”
Reconhecendo o recente episódio inflacionário do país, Erdoğan disse que o evento monetário não está relacionado à matemática, mas uma questão de processo – implicando na possibilidade e potencial de crescimento do valor da lira:
“Com esse entendimento, pretendemos canalizar para um local neutro. Mas a taxa de câmbio encontrará seu próprio preço no mercado ”.
Com a introdução da nova lei de criptografia, o presidente prevê que a Turquia se tornará uma das 10 maiores economias do mundo. Falando sobre a alta dos preços na região, ele compartilhou planos de acompanhar quem muda os rótulos dos organizadores das tabelas de preços várias vezes ao dia. “Queremos que reduzam os aumentos do dólar agora”, concluiu.
Em 23 de novembro, os detentores de Bitcoins na Turquia evitaram um colapso monetário acelerado, com a lira perdendo 15% em relação ao dólar americano em um único dia.
Conforme relatado pelo Cointelegraph, a queda da moeda fiduciária resultou no Bitcoin (BTC) atingindo um novo recorde de alta contra a lira turca. O par de negociação BTC / TRY atingiu 723.329 liras turcas na Binance.