Djed: Tron lança nova plataforma que estranhamente parece com MakerDAO

O fundador do Tron, Justin Sun, revelou uma nova plataforma de empréstimos com o objetivo de levar a DeFi ao TRX, embora pareça ser um clone exato do MakerDAO.

Em 28 de março, o fundador do Tron (TRX), Justin Sun, twittou para anunciar o lançamento do Djed, um sistema de empréstimos colateralizados que ele descreveu como “algo novo”. A plataforma foi imediatamente criticada, pois muitos a veem como uma versão plagiada do MakerDAO (MKR).

Sun anunciou o lançamento em 16 de janeiro, quando deixou seus fãs escolherem o nome de uma stablecoin planejada e descentralizada que inicialmente seria apoiada por TRX e BitTorrent Token (BTT).

A autodeclarado fã e baleia do TRX, Mike McCarthy, foi quem propôs o nome Djed, apenas uma hora e meia após o tweet inicial de Sun. O nome é retirado do Egito antigo e representa o conceito de estabilidade.

“Emprestando” os conceitos do Dai

A plataforma Djed funciona no domínio Tronscan.org e mostra uma interface com semelhanças com vários sites baseados no Maker, incluindo Oasis.app, vote.makerdao.com, cdp.makerdao.com, entre outros.

Mas enquanto a interface do Djed ainda é razoavelmente modificada, o próprio sistema parece ser um clone do antigo Single Collateral Dai for Maker. O princípio é o mesmo, embora os usuários do Tron estejam comprometendo a garantia TRX para cunhar o USDJ, em vez do Dai. O token de governança é chamado JED, em vez de MKR.

Mesmo sem olhar o código, a plataforma retoma muitos dos termos usados ​​no Maker.

O Djed é uma plataforma de empréstimos que utiliza CDP (Collateralized Debt Positions). Os usuários devem pagar uma taxa de estabilidade como uma taxa de juros em seu empréstimo, que é decidida por meio de uma votação executiva, auxiliada por avaliações da equipe de risco provisório do Djed.

Todos esses termos também são usados ​​para descrever os recursos do MakerDAO. Embora essas sejam semelhanças superficiais, o código do contrato inteligente estabelece ainda que Djed é um clone do Single Collateral Dai.

Embora a fonte não esteja disponível, as chamadas de contrato no Djed têm o mesmo nome que o Maker: SaiProxyCallAndExecute, DaiFab, MomFab, DadFab e muitos outros.

Fundamentalmente, o nome Sai sugere que essa é realmente a versão antiga do Dai, como foi renomeada para Sai após a introdução de várias formas de garantia. Isso também explicaria por que o Djed só permite tokens TRX como garantia, em vez do BTT prometido.

A equipe de análise do Cointelegraph também identificou várias falhas na maneira como a implementação interage com o Tron, que eles acreditam ter sido introduzidas para evitar a alteração do código do Maker o máximo possível. Eles explicaram que a Tron decidiu manter o requisito de cobrir as garantias antes de criar a versão combinada do TRX, mesmo que não seja necessário fazê-lo, criando uma muleta adicional ”

Além disso, a equipe de análise acredita que o uso de uma conta normal para manter o contrato “Tub”, descrito como “o mecanismo dos CDPs”, torna o sistema muito opaco.

Uma história de plágio

Tron tem sido frequentemente acusada de plagiar outros projetos. Muitos alegam que seu white paper original foi copiado e colado da Ethereum, o que deu início a uma percepção negativa do projeto em muitos círculos de criptomoedas.

Conforme relatado pelo Cointelegraph, um recurso recente de privacidade também incluiu o código Zcash (ZEC) praticamente inalterado para lidar com pelo menos alguns aspectos de privacidade – principalmente a configuração confiável.

No entanto, vale a pena notar que Djed é um projeto da Tronscan e não da Tron Foundation.

Geralmente, copiar o código-fonte aberto e implementá-lo separadamente não é necessariamente considerado plágio. A Tronscan ainda não afirmou que sua implementação é única ou foi desenvolvida internamente.

No entanto, nos perguntamos como a comunidade Tron planeja alcançar o Ethereum em finanças descentralizadas se ele simplesmente refaz seus passos.

Você pode gostar...