Djed: Tron lança nova plataforma que estranhamente parece com MakerDAO
O fundador do Tron, Justin Sun, revelou uma nova plataforma de empréstimos com o objetivo de levar a DeFi ao TRX, embora pareça ser um clone exato do MakerDAO.
Em 28 de março, o fundador do Tron (TRX), Justin Sun, twittou para anunciar o lançamento do Djed, um sistema de empréstimos colateralizados que ele descreveu como “algo novo”. A plataforma foi imediatamente criticada, pois muitos a veem como uma versão plagiada do MakerDAO (MKR).
Sun anunciou o lançamento em 16 de janeiro, quando deixou seus fãs escolherem o nome de uma stablecoin planejada e descentralizada que inicialmente seria apoiada por TRX e BitTorrent Token (BTT).
A autodeclarado fã e baleia do TRX, Mike McCarthy, foi quem propôs o nome Djed, apenas uma hora e meia após o tweet inicial de Sun. O nome é retirado do Egito antigo e representa o conceito de estabilidade.
“Emprestando” os conceitos do Dai
A plataforma Djed funciona no domínio Tronscan.org e mostra uma interface com semelhanças com vários sites baseados no Maker, incluindo Oasis.app, vote.makerdao.com, cdp.makerdao.com, entre outros.
Mas enquanto a interface do Djed ainda é razoavelmente modificada, o próprio sistema parece ser um clone do antigo Single Collateral Dai for Maker. O princípio é o mesmo, embora os usuários do Tron estejam comprometendo a garantia TRX para cunhar o USDJ, em vez do Dai. O token de governança é chamado JED, em vez de MKR.
Mesmo sem olhar o código, a plataforma retoma muitos dos termos usados no Maker.
O Djed é uma plataforma de empréstimos que utiliza CDP (Collateralized Debt Positions). Os usuários devem pagar uma taxa de estabilidade como uma taxa de juros em seu empréstimo, que é decidida por meio de uma votação executiva, auxiliada por avaliações da equipe de risco provisório do Djed.
Todos esses termos também são usados para descrever os recursos do MakerDAO. Embora essas sejam semelhanças superficiais, o código do contrato inteligente estabelece ainda que Djed é um clone do Single Collateral Dai.
Embora a fonte não esteja disponível, as chamadas de contrato no Djed têm o mesmo nome que o Maker: SaiProxyCallAndExecute, DaiFab, MomFab, DadFab e muitos outros.
Fundamentalmente, o nome Sai sugere que essa é realmente a versão antiga do Dai, como foi renomeada para Sai após a introdução de várias formas de garantia. Isso também explicaria por que o Djed só permite tokens TRX como garantia, em vez do BTT prometido.
A equipe de análise do Cointelegraph também identificou várias falhas na maneira como a implementação interage com o Tron, que eles acreditam ter sido introduzidas para evitar a alteração do código do Maker o máximo possível. Eles explicaram que a Tron decidiu manter o requisito de cobrir as garantias antes de criar a versão combinada do TRX, mesmo que não seja necessário fazê-lo, criando uma muleta adicional ”
Além disso, a equipe de análise acredita que o uso de uma conta normal para manter o contrato “Tub”, descrito como “o mecanismo dos CDPs”, torna o sistema muito opaco.
Uma história de plágio
Tron tem sido frequentemente acusada de plagiar outros projetos. Muitos alegam que seu white paper original foi copiado e colado da Ethereum, o que deu início a uma percepção negativa do projeto em muitos círculos de criptomoedas.
Conforme relatado pelo Cointelegraph, um recurso recente de privacidade também incluiu o código Zcash (ZEC) praticamente inalterado para lidar com pelo menos alguns aspectos de privacidade – principalmente a configuração confiável.
No entanto, vale a pena notar que Djed é um projeto da Tronscan e não da Tron Foundation.
Geralmente, copiar o código-fonte aberto e implementá-lo separadamente não é necessariamente considerado plágio. A Tronscan ainda não afirmou que sua implementação é única ou foi desenvolvida internamente.
No entanto, nos perguntamos como a comunidade Tron planeja alcançar o Ethereum em finanças descentralizadas se ele simplesmente refaz seus passos.