Tributos e teorias da conspiração giram em torno da morte de John McAfee

A morte do pioneiro da segurança de computador e fugitivo internacional John McAfee foi recebida com uma onda de emoções na esfera cripto do Twitter.

O suicídio relatado do notório fugitivo fiscal, proponente do Bitcoin e pioneiro do software antivírus John McAfee gerou uma onda de tributos e teorias da conspiratórias hoje.

Depois de anos evitando impostos e autoridades dos Estados Unidos, um tribunal espanhol ordenou a extradição da McAfee poucas horas antes de ele ser encontrado morto, com o homem de 75 anos sendo condenado à prisão perpétua nos Estados Unidos caso fosse extraditado.

O ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional e crítico do governo estado unidense, Edward Snowden, criticou o alcance global da fiscalização dos Estados Unidos e alertou que o fim prematuro da McAfee pode não ser o único, já que “a história de Julian Assange pode acabar quase do mesmo jeito”. Ele tuitou:

“A Europa não deve extraditar os acusados ​​de crimes não violentos para um sistema judicial tão injusto – e um sistema prisional tão cruel – que réus nativos preferem morrer a ficar sujeitos a ele”

O fundador da Cardano, Charles Hoskinson, elogiou as contribuições da McAfee para a ciência da computação, descrevendo-o como “uma das pessoas mais enigmáticas e interessantes no espaço das criptomoedas e na história da computação”. “Ele também era uma pessoa profundamente problemática”, acrescentou Hoskinson, observando os bem documentados traumas pessoais e problemas de abuso de substâncias de McAfee.

“O motivo do suicídio parece óbvio – McAfee tinha 75 anos e a extradição para os Estados Unidos foi aprovada, ele esperava mais de 30 anos de prisão, se fosse condenado, e provavelmente teria sido […] parece que ele decidiu encerrar sua vida lá, em uma prisão espanhola, em vez de uma prisão nos Estados Unidos.” 

O influencer de bitcoin e podcaster Anthony Pompliano lembra da McAfee como “gentil, engraçado e incrivelmente inteligente”, compartilhando uma imagem de si mesmo ao lado do pioneiro do antivírus e sua esposa Janice Dyson, empunhando munições pesadas da casa-barco que a dupla usou para escapar das autoridades por anos.

Kim Dotcom, um empresário da Internet que está lutando contra suas próprias acusações de extradição da Nova Zelândia por sua rede de compartilhamento de arquivos, Megaupload, lamentou o abuso de drogas da McAfee mencionando seu potencial, afirmando:

“Um pioneiro em segurança de dados. Sempre achei que ele festejava muito, deveria ter evitado as drogas e se concentrar em usar sua mente brilhante para o bem. Quando ele tinha uma mente sóbria, tudo se resumia à liberdade.”

QAnon e teorias da conspiração

Apesar dos próprios representantes legais da McAfee na Espanha, informando à Reuters que McAfee se enforcou em vez de enfrentar a prisão perpétua, a internet está previsivelmente em chamas com teorias da conspiração afirmando que McAfee não morreu por suas próprias mãos.

As chamas se espalharam logo após sua morte ser relatada, quando a conta oficial da McAfee no Instagram compartilhou uma imagem da letra “Q”, gerando entusiasmo entre os teóricos da conspiração QAnon. O Business Insider relatou que influenciadores da QAnon no Telegram com “centenas de milhares de seguidores” estavam compartilhando postagens duvidando da história do suicídio.

Os próprios tuítes de McAfee foram repostados indefinidamente na quinta-feira, incluindo um de dezembro de 2019 alegando que o governo estava ameaçando assassiná-lo e para não acreditar em qualquer versão do evento em que ele teria cometido suicídio. No entanto, o tweet estava promovendo seu token criptográfico “WHACKD”, que fazia referência à morte de Jeffrey Epstein e vinculava a um site onde o token poderia ser comprado.

Outros teóricos da conspiração se concentraram em uma postagem de junho de 2019, onde ele afirmava ter um tesouro de “31+ terabytes” de dados com evidências de corrupção governamental que ele alegou incriminar “um agente da CIA” e “dois funcionários das Bahamas” que ele liberaria se ele fosse preso. No entanto, McAfee foi preso em outubro de 2020 e nenhuma dessas evidências foi divulgada. 

Vale a pena ter em mente que McAfee não era estranho a fazer afirmações ousadas e bizarras, incluindo a promessa de que iria devorar seu próprio falo na televisão nacional se o preço do Bitcoin não ultrapassasse US$ 1 milhão em 2021, de que ele havia praticado relações sexuais com uma baleia, e que ele havia sintetizado um novo composto narcótico em Belize.

Os tweets da McAfee na prisão também adquiriram um tom cada vez mais sombrio nas últimas semanas. Em maio, ele revelou que havia discutido o suicídio com um colega presidiário.

Ele também falou sobre ser “um homem velho perdido em um verso quase infinito do Twitter – como lágrimas na chuva” e admitir “estar tendo um dia ruim”.

O advogado espanhol da McAfee, Javier Villalba, disse à Reuters que acredita que McAfee simplesmente não tolerou a prisão:

“Isso é o resultado de um sistema cruel que não tinha motivos para manter esse homem na prisão por tanto tempo.” 

LEIA MAIS

Você pode gostar...