Tutorial de trade em uma exchange descentralizada – IDEX
Com a perspectiva de trade no futuro se dar em DEX (decentralized exchange), trazemos um tutorial de como fazer trade em uma exchange descentralizada, chamada IDEX.
Trade em uma exchange descentralizada – IDEX
A IDEX é uma exchange descentralizada que opera Tokens Ethereum em sua plataforma de trade.
Para realizar trades descentralizados, você precisa entender a dinâmica de funcionamento dos mesmos antes, e tomar os devidos cuidados com seus fundos ao logar em ambientes descentralizados.
Trades descentralizados significa que a Plataforma Idex serve apenas para que os compradores e vendedores se encontrem, mas não detém os fundos de nenhuma das partes.
Os fundos ficam nas Wallets dos usuários, e são através destas que são feitos os trades na plataforma, diretamente de uma conta para outra, sem passar pela exchange, e isso é uma exchange descentralizada. Obviamente não há nomes e não se conhece os compradores e vendedores, quem cuida disso também é a DEX.
Temos aqui o maior quesito de segurança dessa operação, pois logar com a sua Private Key em um ambiente computacional é algo sério, você está expondo a mesma ao ambiente, e sabemos que isso não é seguro. Certifique-se de estar em um ambiente seguro e no site correto, que é o IDEX que está sendo acessado.
Obviamente, isso não é algo menos sério do que logar em exchanges centralizadas com sua senha e códigos em site errado, também há riscos lá, além é claro do risco de perder os seus fundos caso o dono simplesmente resolva sumir com os mesmos.
Passado o medo de logar com sua private key em um ambiente para realizar a troca de tokens Ethereum, você pode abaixo ver os passos iniciais de realizar o seu cadastro e operações.
Leia o whitepaper do projeto em caso de dúvidas, e fique atento as novidades pelas redes sociais: Telegram, Twitter, Medium e Reddit.
Tutorial Inicial para Logar
Temos duas situações aqui, você possui uma carteira Ethereum com saldo em ETH, sim ou não? Se sim, tranquilo, senão você deve criar uma carteira Ethereum e depositar a quantia que deseja operar na mesma.
Uma opção é criar uma carteira MetaMask, que é uma wallet segura, ou ainda possuir uma Ledger que possui suporte a Ethereum e seus tokens.
Se desejar ainda criar uma nova wallet na própria IDEX é possível, só depois lembre-se de adicionar os tokens para operar na plataforma.
Para criar uma nova Wallet clique aqui. Após entrar crie uma senha forte, com muitos caracteres entre letras maiúsculas e minusculas, símbolos e números. Salve esta senha.
Após digitar a sua senha, clique no Botão “Yes – Create New Wallet“. Você será redirecionado a seguinte tela:
Salve o Keystore File em um local seguro, é aconselhável criar uma cópia de segurança do arquivo e salvar em outro disco ainda ok. Após realizar o Download e salvar clique no botão “Got It. Get My Private Key.“. Será exibida a seguinte tela:
Essa chave privada que criei e deixei exposta aqui nunca deve ser utilizada, pois ela está apenas servindo para propósitos educacionais, inclusive não há saldo na mesma.
Cuidado com a sua chave privada, cuide bem dela, pois com essa sequência qualquer pessoa rouba seus fundos. E é com essa chave que você irá acessar a plataforma de trades.
Clique no Botão “Return to Exchange” para desbloquear a sua wallet.
Caso já possua uma Chave Privada, descarte os passos anteriores e comece daqui.
Clique no Botão “Unlock Wallet” no canto superior direito. Ao clicar será exibida a tela abaixo. Escolha a opção que deseja, se será o Arquivo KeyStore que criamos nos passos acima, com sua chave privada, com sua MetaMask ou com sua Ledger.
Escolhi para testar a opção de chave privada e colei a chave que criei acima para testar. Se quiser apenas testar pode utilizar essa PK que deixei aqui para vocês ok. Clique no botão “Unlock” para finalizar.
Após realizar o login, será exibida a plataforma de trade, para quem já sabe como operar verá que é uma exchange normal, com opções de vários Tokens que já estão listados neste ambiente, todos fazendo o par com ETH.
Conheça mais algumas telas da plataforma:
1 – Tokens listados, Par de Negociação Ativo, Área de Análise Técnica, Último Preço Negociado, Maior Valor das últimas 24 horas, Menor Valor das últimas 24 horas, 24 horas valorização/desvalorização
2 – Seus balanços depositados, área de compra e área de venda, chat movido para o Discord
3 – Book de Ofertas para compra e venda, Twitter com últimas news ao lado esquerdo
Para quem já acompanhou a nossa série sobre trades então está pronto para operar em uma DEX, que é semelhante as exchanges centralizadas em sua aparência, mas totalmente em sua razão de existir, fique a vontade para explorar as opções e se você sentir confortável comprar e vender tokens neste ambiente.
Se julgar mais seguro, sugiro criar uma private key separada apenas para operar em DEX, sem comprometer os seus fundos.
Outras DEX que existem atualmente
- A Waves possui uma plataforma descentralizada de trades que é muito utilizada por sua comunidade.
- A EtherDelta que faz a mesma função, e pode ser utilizada para trades descentralizadosde tokens Ethereum. A mesma já foi hackeada, portanto cautela.
- A Fork Delta também é uma opção para trades de Tokens ERC20.
- A Barterdex faz trades em par com a criptomoeda Komodo, inclusive com Bitcoin.
- A Radar Relay também realiza trades com tokens Ethereum.
- A Oasis Dex também realiza trades com tokens Ethereum.
- A exchange Bisq realiza trades de várias criptomoedas no par Bitcoin, cabe olhar que são vários os pares disponíveis.
- A BridgeCoin possui uma DEX com o par Bitcoin também.
- A exchange OpenLedger possui uma plataforma com suporte a várias criptomoedas, nos pares BTC, ETH, EOS e outros mais, acesse aqui.
- Para quem negocia e gosta da Stellar Lumens pode utilizar uma DEX para trocar a mesma, veja aqui a plataforma.
- A Decred já anunciou que irá construir a sua DEX em breve, cabe olhar atentamente ao projeto que é promissor visto que há na ideia algo inovador, como ter a possibilidade de Atomic Swap.
- O projeto brasileiro Lunes, está com a criação de uma DEX em seu RoadMap 2018.
Todas as DEX conhecidas e mais utilizadas trouxemos a você, que agora já sabe bem o que é uma exchange descentralizada, conhece os links para as principais e saberá identificar possíveis ameaças de segurança.
Lembre-se que você é o seu banco, opere com segurança sempre!
*Se possui uma Ledger e desejar operar com a mesma na IDEX, saiba como vincular sua Ledger aqui. Se desejar comprar uma Ledger com segurança e garantia clique aqui.
O post Tutorial de trade em uma exchange descentralizada – IDEX apareceu primeiro em Livecoins.