Touro ou urso? Como as ações da SEC correlacionam com os preços de mercado
As visões e opiniões aqui expressas são exclusivas do autor e não refletem necessariamente as opiniões do Cointelegraph.com. Todo investimento e movimentação comercial envolve risco, você deve conduzir sua própria pesquisa ao tomar uma decisão.
No início desta semana, os mercados de criptomoedas desabaram: o Bitcoin (BTC) perdeu seu apoio de US $ 6.500, e o Ethereum (ETC) caiu bem abaixo da marca de US $ 400 (taxas estão em US $ 6.620 e US $ 319 respectivamente). Embora seja importante lembrar que em um mercado tão volátil e mal regulado, as notícias podem afetar os preços em menor grau, e a queda recente se correlacionou com a decisão da Comissão de Valores Mobiliários (SEC) de adiar seu veredicto sobre a listagem e a negociação. de um fundo negociado em bolsa Bitcoin (ETF) até o final de setembro.
A SEC ganhou a reputação de ser uma grande produtora de notícias no campo da criptomoeda: as decisões do cão de guarda em relação ao mercado têm sido associadas a uma série de quedas de preços e corridas de touros.
A SEC considera tokens DAO como títulos ilegais
Quando: julho de 2017
Alegada reação: um pouco pessimista
Em julho de 2017, a SEC chegou a uma decisão importante, colocando sua marca de interesse no mercado de cripto. O regulador revisou o infame caso de organização autônoma descentralizada (DOA) e concluiu que os tokens DAO, emitidos por meio de sua Oferta Inicial de Moedas (ICO) em 2016, eram de fato títulos e, portanto, tinham que se registrar previamente na SEC.
Ao fazer esse movimento, a SEC efetivamente mostrou que muitas outras ICOs, que eram abundantes durante sua “corrida livre” não regulamentada durante todo o período 2016-2017, também poderiam estar com problemas. Para determinar se uma ICO constitui uma garantia ou não, a SEC geralmente aplica o Teste Howey — essencialmente, se um token for comercializado como um ativo orientado para o lucro, muito provavelmente será considerado um título oferecido pela agência. No entanto, o órgão de fiscalização explicou que tais decisões são tomadas caso a caso, uma vez que os fatos e circunstâncias de qualquer transação de investimento — incluindo realidades econômicas — determinarão se a transação constitui a oferta de venda de um título.
Mesmo que a SEC tenha decidido não fazer nenhuma acusação naquele momento, isso deu um sinal claro de que o frenesi da ICO poderia ter acabado. No entanto, o mercado mal reagiu: enquanto as cinco principais moedas caíram de preço no dia do anúncio, a reação geral não foi dramática. Ethereum caiu cerca de 10%, mas logo voltou ao seu valor anterior. Pode ter sido o resultado da volatilidade do mercado, e não das notícias da SEC, como tal.
SEC nega segunda aplicação de ETF dos Winklevoss
Quando: julho de 2018
Alegada reação : levemente pessimista
A perspectiva de conseguir um ETF apoiado por cripto e sancionado por autoridades foi largamente discustida na comunidade de cripto. Alguns acreditam que isso provocará adoção em massa, e os preços subirão, enquanto outros permanecem céticos — inclinando-se para sentimentos criptoanárquicos. A SEC decide se a indústria está pronta para um ETF e o watchdog não tem sido particularmente otimista até agora.
Em ambas as vezes, o mercado tende a reagir à maioria das notícias relacionadas ao ETF. Um exemplo absoluto é a recente recusa da SEC ao segundo pedido dos gêmeos Winklevoss em 26 de julho, o que aconteceu pouco antes do último pânico induzido pelo ETF no mercado. A SEC não estava convencida pelo argumento da Winklevoss de que os mercados de Bitcoin são “inerentemente resistentes à manipulação”, que estava entre as principais razões para a rejeição.
Como mencionado acima, os irmãos Winklevoss tentaram registrar um ETF Bitcoin antes — sua primeira tentativa remonta a 2013. Naquela época, a SEC levou quatro anos para chegar a uma decisão: finalmente, em 10 de março do ano passado, a agência negou a aplicação inicial com base em preocupações “que mercados significativos para Bitcoin não são regulamentados”.
Ambas as vezes, o mercado reagiu negativamente. Em março de 2017, o preço do Bitcoin caiu de US $ 1.300 para cerca de US $ 1.100 em um único dia. Em julho de 2018, a BTC perdeu mais de US $ 400 em apenas três horas, embora tenha conseguido recuperar seu valor dentro das 24 horas seguintes — a declaração do dissidente da SEC, Hester M. Peirce, que foi publicada logo após a audiência, poderia ter ajudou nesse rebote. Nela, ela opinou que a decisão da agência “envia um forte sinal de que inovação não é bem-vinda em nossos mercados, um sinal que pode ter efeitos muito além do destino dos ETCs de Bitcoin [Produtos Negociados em Bolsa]”, reconhecendo a influência da SEC no mercado.
SEC nega a solicitação de ETF da VanEck SolidX
Quando: agosto de 2018
Alegada reação: fortemente pessimista
Da mesma forma, esta semana catastrófica no mercado de cripto está amplamente associada à SEC adiando sua decisão de listar e negociar um Bitcoin ETF operado pela empresa de investimentos VanEck e a empresa de serviços financeiros SolidX até 30 de setembro.
A aplicação do ETF da VanEck SolidX foi enviada em junho e foi no geral considerada a mais promissar entre as de ETFs apoiados por cripto: ele não apresentava suposições corajosas como as apresentadas pelos gêmeos Winklevoss que alegavam que os mercados de BTC eram “inerentemente resistentes à manipulação”. Além disso, o fundo VanEck SolidX é respaldado fisicamente – o que significa que ele realmente contará com o BTC – e ambas as empresas garantiram que isso protege contra a perda ou o roubo da criptomoeda. De acordo com o arquivamento na SEC, cada ação do VanEck SolidX Bitcoin Trust custará US $ 200.000. Como o CEO da SolidX, Daniel Gallancy, explicou à CNBC, o preço é fixado em uma taxa mais alta para focar em investidores institucionais, e o fundo espera ser listado na Cboe BZX Equities Exchange.
Em 7 de agosto, a SEC emitiu um documento citando o direito de estender o período de revisão. Também afirmou que a agência recebeu mais de 1.300 comentários sobre a mudança de regra proposta para listar e negociar as ações VanEck SolidX BTC. De acordo com o documento, no prazo de 45 dias após a apresentação de uma proposta de alteração de regra – o fiduciário apresentou sua solicitação em 6 de junho – ou dentro de 90 dias, se a Comissão julgar necessário, a Comissão aprovará, desaprovará ou prorrogará o período de consideração.
Embora as notícias parecessem neutras, e essencialmente significavam que a SEC simplesmente precisava de mais tempo para determinar se a indústria de cripto é adequada para um ETF no momento, o pânico induziu e os mercados despencaram: Após um crescimento sólido para ultrapassar a marca de US $ 7.000 anterior dia, BTC viu uma perda de cerca de US $ 500 em seis horas e perdeu cerca de 12 por cento esta semana. Da mesma forma, outras moedas também quebraram – por exemplo, o Ripple (XRP) perdeu até 23% de seu valor desde que a notícia foi anunciada.
Por outro lado, notícias otimistas sobre o mercado que saíram recentemente, como o anúncio do próximo projeto de cripto Bakkt da Intercontinental Exchange (ICE), que opera 23 grandes bolsas globais — incluindo a Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) — parecem ser amplamente ignorado. Em entrevista à CNBC, Dan Morehead, CEO da Pantera Capital, afirmou que os investidores estavam “exagerando” com a SEC adiando a audiência da ETF. Ele previu que uma aprovação do ETF do Bitcoin levará “um bom tempo”, citando o estágio inicial da adoção da cripto. O gestor de fundos de hedge também ressaltou que o ativo mais recente que obteve a aprovação da SEC para a certificação da ETF foi o cobre, um metal que “está na Terra há 10.000 anos”.
SEC e CFTC realizaram uma reunião conjunta em que reconheceram a importância das criptomoedas
Quando: fevereiro de 2018
Alegada reação: fortemente otimista
Em 6 de fevereiro, a SEC — juntamente com a Comissão de Commodities e Futuros Trading (CFTC) — realizou uma audiência conjunta altamente esperada na qual eles elaboraram sua postura em relação às criptomoedas, ICOs e tecnologia blockchain. Durante a reunião, os reguladores deram crédito ao setor de criptomoedas por adicionar um novo paradigma ao sistema financeiro, ressaltaram a importância de estruturas regulatórias justas e disseram que “se não houvesse Bitcoin, não haveria blockchain”.
Consequentemente, isso promoveu uma tendência de alta, e a reação da comunidade após a audiência teve um efeito positivo no mercado de cripto — que foi impressionante na época, provavelmente devido à China reiterar sua tolerância zero à cripto, rumores de uma proibição na Índia e alguns bancos tradicionais que proíbem compras com criptomoedas com seus cartões de crédito. Depois que a SEC/CFTC mostrou sua posição positiva em relação a algumas características das indústrias de cripto, o Bitcoin e o Ethereum tiveram um crescimento de 20% em valor, e o restante do mercado de criptomoedas se uniu ao verde.
SEC decide que BTC e ETH não são “valores mobiliários”
Quando: junho de 2018
Alegada reação: um pouco otimista
A abordagem da SEC às criptomoedas ainda não é clara. No entanto, neste ponto, torna-se evidente que, embora a agência considere que a maioria das ICOs são títulos, as duas principais criptos — Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH) — não são vistos como tal. Esse sentimento foi recentemente expresso por Jay Clayton, presidente da SEC, que declarou que a BTC não é uma garantia porque atua como um substituto para moedas soberanas:
“Substitua o dólar, o iene, o euro pelo Bitcoin. Esse tipo de moeda não é um título”.
Logo após a notícia, o preço do Bitcoin passou de US $ 7.525 para US $ 7.728 em 24 horas, mostrando um pequeno crescimento.
Alguns dias depois, William Hinman, diretor da divisão de finanças corporativas da SEC, afirmou que a Ethereum (ETH) também não é um título, pondo fim a um dilema de meses que poderia ter terminado com o caso da ICO da Ethereum de 2014, que seria banida:
“Deixando de lado a captação de recursos que acompanhou a criação de Ether, com base na minha compreensão do estado atual do Ether, da rede Ethereum e sua estrutura descentralizada, as atuais ofertas e vendas de Ether não são transações com títulos […] E, como com Bitcoin, aplicar o regime de divulgação das leis federais de valores mobiliários às transações correntes em Ether parece acrescentar pouco valor ”.
Esse sinal foi positivo para o ETH, o que significa que não enfrentaria nenhuma acusação. Consequentemente, o preço da moeda subiu até 11%, até US $ 520,68.
SEC relembra que as casas de câmbio deveriam se registrar junto à agência
Quando: março de 2018
Alegada reação: levemente pessimista
Em março de 2018, a SEC emitiu uma advertência pública destinada a casas de câmbio cripto. O órgão de fiscalização declarou explicitamente que as plataformas que negociam “títulos” — e a SEC considera muitas altcoins como tal — “devem registrar-se na SEC como uma casa de câmbio nacional ou estar isentas de registro”. O anúncio dizia:
“A equipe da SEC tem preocupações de que muitas plataformas de negociação on-line apareçam para os investidores como mercados registrados e regulados pela SEC, quando não estiverem. Muitas plataformas se referem a si mesmas como “trocas”, que podem dar a impressão aos investidores de que elas são regulamentadas ou atendem aos padrões reguladores de uma bolsa nacional de valores mobiliários.”
Assim, as principais casas de câmbio cripto foram instadas a cumprir os regulamentos da SEC, envolvendo uma abordagem inteligente como o Conheça seu Cliente (KYC) e o Antilavagem de Dinheiro (AML), entre outras coisas — algumas grandes bolsas baseadas nos EUA, como a Coinbase, tentaram para se registrar com a autoridade.
A notícia coincidiu com uma tendência de queda perceptível no mercado: por exemplo, o BTC caiu 8,6% 24 horas antes, perdendo seu apoio de US $ 10 mil. No entanto, o surto poderia ter sido iniciado por outros fatores, como rumores sobre uma suposta violação de segurança da Binance que estava se espalhando naquele momento.
Fonte: Cointelegraph