Controle da governança do Tornado Cash será restaurado após aprovação de proposta

Um total de 517.000 votos foram favoráveis à proposta, sem nenhum em oposição.

Os detentores de tokens de governança do Tornado Cash logo recuperarão o controle sobre as operações do protocolo, graças a uma proposta inesperada apresentada pelo próprio invasor do serviço de mixer de criptomoedas. O desobramento permite que a comunidade recupere a autoridade sobre o protocolo, restaurando-o e adotando medidas de segurança aprimoradas.

Em 26 de maio, a proposta de restauração do controle dos detentores dos tokens de governança originais da Tornado Cash foi aprovada com sucesso. Um total de 517.000 votos simbólicos foram favoráveis à proposta, sem nenhuma oposição. Esta resolução traz uma conclusão rápida para um ataque a governança do protocolo que, felizmente, não afetou o funcionamento do Tornando Cash em si, mas permitiu o roubo de tokens de governança específicos.

Captura de tela mostrando os resultados da votação. Fonte: Tornado Cash

Ao orquestrar com sucesso a apropriação do sistema de governança do protocolo, o invasor manipulou uma proposta maliciosa que lhe concedeu 1,2 milhão de votos. Aproveitando esse poder de votação significativo, ele aprovou propostas adicionais, assumindo o controle de tokens de governança anteriormente bloqueados. A tática permitiu que ele manipulasse a estrutura de governança do Tornado Cash, resultando em uma transferência da autoridade sobre o protocolo a seu favor.

Em uma reviravolta surpreendente, apenas algumas horas após o hack, inesperadamente o invasor entrou em contato com a comunidade Tornado Cash, apresentando uma proposta supostamente destinada a restaurar o controle da governança à comunidade. O gesto inesperado surpreendeu a muitos, despertando curiosidade e levando a um exame mais minucioso das intenções e motivações do invasor.

Conforme relatado por Martin Lee, um jornalista do site de análise de dados on-chain Nansen, o invasor conseguiu roubar 483.000 tokens Tornado Cash (TORN). Posteriormente, ele realizou uma série de swaps, convertendo a maioria dos tokens roubados em 485 Ether (ETH), no valor total de aproximadamente US$ 890.000. Essa manobra estratégica o deixou com 39.000 TORN, avaliados em cerca de US$ 160.000. Para ofuscar a origem dos fundos, uma parte do ETH trocado foi habilmente “lavada” por meio do Tornado Cash, acrescentando uma camada adicional de anonimato à transação.

O Tornado Cash é um mixer de criptomoedas baseado na blockchain da Ethereum que foi envolvido em uma polêmica quando foi oficialmente sancionado pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos em agosto de 2022. As sanções basearam-se em alegações de que o protocolo havia sido usado por criminosos para lavagem de dinheiro.

LEIA MAIS

Você pode gostar...