Principais bancos espanhóis finalizam teste de pagamentos com contratos inteligentes e blockchain
Cinco grandes instituições bancárias espanholas concluíram uma prova de conceito para pagamentos usando contratos inteligentes.
O gigante bancário multinacional Banco Santander e quatro bancos espanhóis finalizaram com sucesso uma prova de conceito (PoC) para pagamentos usando contratos inteligentes.
A PoC foi coordenada com a IberPay, a empresa que supervisiona o sistema de pagamento espanhol.
Teste confirma a viabilidade da blockchain para pagamentos
Em comunicado divulgado em 15 de julho, a IberPay disse que a PoC “confirmou a viabilidade da aplicação da tecnologia blockchain ao campo de pagamentos” e sua conexão bem-sucedida ao sistema nacional de pagamentos.
O uso de contratos inteligentes automatiza a execução e a liquidação de pagamentos quando determinadas condições prévias são atendidas.
Juntamente com o IberPay e o Banco Santander, os quatro bancos envolvidos eram o Banco Sabadell – quinto maior grupo bancário da Espanha – BBVA, Bankia e Caixabank.
A Grant Thornton forneceu serviços de consultoria à IberPay na PoC usando uma rede blockchain interbancária com sete nodes operacionais e executando com sucesso mais de 20.000 transações automatizadas.
O tempo médio de processamento por pagamento concluído foi de 2,5 segundos, promovendo a confiança em sua aplicabilidade no mundo real.
A IberPay afirmou que a PoC funcionava “com as garantias máximas de segurança, eficiência, rastreabilidade e integridade, além de conformidade com os regulamentos atuais”.
O uso da tecnologia blockchain pelo Santander
Conforme relatado, o Banco Santander foi pioneiro no teste e na implementação da tecnologia blockchain para serviços financeiros, resgatando recentemente um título de US$ 20 milhões usando a blockchain Ethereum.
O Santander emitiu seu primeiro título na blockchain usando a rede pública em setembro de 2019.
O banco também integrou a tecnologia xCurrent, da Ripple, em seus serviços globais de pagamentos para clientes de varejo, anunciando recentemente planos para estender os serviços para a América Latina.
Leia mais:
- Nova CPMF que pode cobrar taxas de transações com Bitcoin ‘não passa’ pelo Congresso
- Como explicar o Bitcoin para seus pais e avós?
- Como a blockchain pode revolucionar os pagamentos internacionais?
- Ex-presidente do PBoC diz que China deve tomar precauções contra a tendência do Libra
- Empresa blockchain de registro de arte adquire banco de dados com informações de 4 mil casas de leilão
- Kraken encerra serviços no Japão, citando aumento dos custos nos negócios
- Desenvolvedora do CryptoKitties Recebe US $ 15 Milhões em Rodada de Financiamento liderada pelo braço de investimento da Rockefeller