Sucesso em excesso? ETF de futuros de Bitcoin correm risco de atingir o limite de contratos

A demanda sem precedentes pelo ETF de futuros de Bitcoin da ProShares pode resultar em contratos mais longos e divergir dos preços do Bitcoin.

O fundo negociado em bolsa (ETF) ProShares Bitcoin Strategy está a caminho de atingir um limite no número de contratos futuros permitidos, depois de rapidamente se tornar popular entre investidores dos Estados Unidos.

Depois de apenas alguns dias de negociação, o ETF ProShares atingiu 1.900 contratos vendidos para outubro e se aproximou do limite de 2.000 para os primeiros meses imposto pela Chicago Mercantile Exchange.

Já existem 1.400 contratos para novembro e há um limite máximo geral de 5.000 contratos em aberto de acordo com a Bloomberg. Uma solução poderia ser oferecer contratos mais longos, mas há o risco dos contratos se distanciarem muito dos preços do Bitcoin (BTC).

O presidente da consultoria de ETFs Store Nate Geraci comentou que o fundo pode começar a divergir dos preços de mercado, acrescentando:

“O ETF é forçado a obter exposição ao preço do Bitcoin a preços cada vez mais altos à medida que avança na curva de futuros.”

O lançamento de outros concorrentes, como o Valkyrie Bitcoin Strategy ETF, que começará a ser negociado hoje, e o ETF da VanEck, que deve ser negociado na segunda-feira, 25 de outubro, pode diluir a demanda pelo fundo da ProShares.

Conforme publicado pelo Cointelegraph, o ProShares ETF se tornou o primeiro fundo a atingir US$ 1 bilhão em ativos sob gestão em apenas dois dias. Ele bateu um recorde de 18 anos, detido por um fundo baseado em ouro que conseguiu o mesmo feito em três dias.

O analista sênior de ETF da Bloomberg, Eric Balchunas, disse que o ímpeto ainda será difícil de parar neste ponto.

“O volume inicial sem precedentes no BITO faz com que seja como uma bola de neve rolando colina abaixo, à medida que liquidez e ativos geram mais liquidez e ativos.”

Balchunas também acredita que o sucesso dos produtos futuros de Bitcoin pode acelerar a aprovação de um ETF de Bitcoin baseado em mercados à vista.

“Tanto o sucesso, o funcionamento geral dos ETFs e a questão clara da capacidade potencial dos futuros podem levar a SEC a reconsiderar ou traçar um caminho para os mercados à vista.”

Conforme publicado pelo Cointelegraph na quarta-feira, Grayscale já antecipou isso e está se preparando para converter seu popular Bitcoin Trust em um produto com suporte físico baseado em mercados spot.

 

LEIA MAIS

Você pode gostar...