Metade dos tokens em pré-venda na Solana são maliciosos, diz pesquisa
Um estudo da empresa de segurança cibernética Blockaid revelou que 50% dos tokens de pré-venda lançados na blockchain Solana entre novembro de 2023 e fevereiro de 2024 eram maliciosos.
Essa estatística alarmante levantou sérias preocupações sobre a segurança do ecossistema Solana.
Metade dos tokens em pré-venda na Solana eram falsos
O cofundador da Blockaid, Ido Ben-Natan, disse que o aumento da atividade fraudulenta em Solana ocorre por causa de dois fatores principais.
“Em primeiro lugar, o aumento exponencial na captação de tokens de pré-venda em fevereiro e março, impulsionado pela popularidade das memecoins legítimas, proporcionou um terreno fértil para os golpistas”, explicou Ben-Natan.
Leia mais: Solana vs. Ethereum: Uma comparação definitiva
Em seguida, ele observou que os golpistas exploram o medo dos usuários de ficarem de fora (FOMO). De fato, eles empregam táticas sofisticadas, como imitar transações legítimas e criar sites enganosos. Alguns dos golpistas identificados incluem indivíduos conhecidos como Jared_eth e Bluekirbyftm.
As descobertas do estudo refletem a necessidade urgente de medidas de segurança aprimoradas na Solana para proteger os investidores de agentes mal-intencionados.
Além do número alarmante de tokens maliciosos, a Solana também foi palco para o surgimento de moedas meme com temas ofensivos e racistas. Esses tokens, com nomes e símbolos que incluem insultos raciais, referências antissemitas e imagens nazistas, atraíram críticas severas da comunidade de criptomoedas.
A jornalista cripto Camila Russo expressou sua consternação com a criação de tais tokens:
“Odeio com paixão as moedas de memes racistas, mas adoro o fato de que qualquer pessoa pode emitir qualquer token que quiser em cima de blockchains sem permissão. Acredito no direito das plataformas centralizadas de filtrar, listar e retirar esses tokens da lista como quiserem”, declarou Russo.
Protocolos devem bloquear tokens racistas
Ecoando os sentimentos de Russo, Hayden Adams, criador do Uniswap DEX, defendeu a capacidade dos protocolos de bloquear esses tokens. Espera-se que os protocolos sejam abertos e sem restrições. No entanto, se alguém gerenciar um frontend que possa bloquear sem esforço esses tokens ofensivos, recomenda-se que sejam tomadas medidas.
O momento deste estudo é particularmente notável. Ele ocorre depois que o desempenho da Solana no processamento de transações foi afetado pelo aumento do volume de negociação de moedas meme. Da mesma forma, o aumento da atividade dos bots de negociação programática tem causado spam no blockchain.
O artigo Metade dos tokens em pré-venda na Solana são maliciosos, diz pesquisa foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.