Tokenização viabiliza operações Click to Pay da Mastercard

Com 3,5 bilhões de tokens processados em sua rede apenas em dezembro de 2023, a Mastercard expandiu o uso da tokenização em seu negócio. A tecnologia com camadas adicionais de proteção no universo digital foi a eleita pela empresa global de pagamentos para habilitar Click to Pay.

A solução reduz o número de senhas e etapas necessárias em compras online, integrando padrões internacionais de segurança. Mais de 35 países, incluindo Estados Unidos, Reino Unido e os Emirados Árabes Unidos, já contam com o recurso tokenizado.

Para utilizar o Click to Pay, o cliente precisa fazer o cadastro do cartão de débito e crédito apenas uma vez, sem a obrigação de abrir aplicativos, escanear QR codes ou anotar números de código para efetuar transações futuras.

É necessário criar um perfil, registrar e-mail, número de telefone e as informações do cartão selecionado. O consumidor pode fazer o registro durante o checkout de uma compra, pelo app do banco ou pelo Mastercard Click to Pay.

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O produto tokekizado centraliza um “perfil único” em diversos dispositivos, navegadores e estabelecimentos comerciais distintos. Vale ressaltar que os benefícios dos cartões como acúmulo de pontos em programas de fidelidade, parcelamento, estorno, entre outros continuam inalterados.  

Uma vez cadastrado, o usuário terá suas credenciais protegidas em um ambiente seguro e uma experiência mais fluida no checkout.

“O aumento da utilização de ferramentas digitais nos serviços financeiros está nos levando para uma jornada de compras democratizada, onde os consumidores e as empresas desejam ter mais opções, liberdade e agilidade para pagar e receber. O Click to Pay é uma iniciativa de toda indústria de meios de pagamentos, liderada pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões e Serviços (Abecs), que atua para aumentar a segurança e simplificar a experiência de compra”, comenta o presidente da Mastercard Brasil, Marcelo Tangioni.

As transações globais com Click to Pay cresceram mais de 60% em 2023, em comparação com o ano anterior, segundo dados da Mastercard.

Entramos neste projeto colocando à disposição a expertise global da Mastercard, que já opera com essa tecnologia em mais de 35 países, suportado por mais de 50 parceiros de aceitação”, conclui Tangioni.

Tokenização vai impulsionar consumo

 As estatísticas da Mastercard mostram que 86% dos consumidores na América Latina abandonam seus carrinhos na hora do pagamento, sendo que 27% desistem devido à complexidade do checkout.

O Click to Pay, promete reduzir o tempo na finalização da compra em cerca de 50%, aumentar as taxas de autorização para os comerciantes (em até 5% de acordo com estimativas recentes da América Latina e Caribe) impulsionando receias.

“Uma maior adoção pelos comerciantes irá, naturalmente, estimular mais consumidores a adotar esta tecnologia em seu dia a dia.”

Os bancos também têm usado a tokenização para reduzir fraudes, já que 82% dos varejistas da América Latina ainda fazem revisões manuais das transações, segundo a Mastercard

No Brasil, a Pague Menos e a Sympla foram as escolhidas da gigante de pagamentos para testar a nova opção tokenziada. Clientes que optarem por pagar esses prestadores de serviços com Click to Pay garantem descontos a partir de 15% em ingressos de eventos selecionados.

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