Token perde paridade com o ETH após airdrop

O token de restauração líquida (LRT) ezETH do Renzo Protocol perdeu sua paridade com o ETH na quarta-feira (25), em meio ao polêmico airdrop do token nativo REZ.

O incidente fez com que o ezETH perdesse a paridade de 1:1 com seu ativo subjacente, o Ethereum (ETH).

Token perdeu paridade com ETH após airdrop

O preço da ezETH sofreu uma queda momentânea para até US$ 688 na exchange descentralizada (DEX) Uniswap. No entanto, o preço do ezETH já se recuperou desde então.

Suspeita-se que a causa do incidente ocorreu por causa de uma venda de ezETH em grande escala após o fim do airdrops da 1ª temporada no protocolo.

Leia mais: 4 criptomoedas que podem atingir novas máximas em abril

“Os usuários querem recuperar seu ETH para cultivar LRT ou outros protocolos”, explicou Tommy, um investidor da Crypto.com Capital.

Além disso, Tommy enfatizou que a perda de paridade do ezETH é um risco do qual todos os LRTs devem estar cientes.

Desempenho do preço do ezETH.
Desempenho do preço do ezETH. Fonte: DEX Screener

A perda de paridade do ezETH causou liquidações em massa em vários protocolos alavancados, como a Gearbox e o Morpho Labs. As liquidações ocorreram porque vários usuários usaram repetidamente seus LRTs como garantia pegar ETH emprestado.

“115 contas de crédito foram liquidadas, 10.650 ezETH foram vendidos no pool do Balancer. As perdas de liquidação de 25,77 ETH foram automaticamente cobertas pelo fundo de reserva interno da Gearbox, sem necessidade de ação”, disse o fundador da Gearbox, 0xmikko.

O Renzo é o segundo maior protocolo de restauração líquida, com valor total bloqueado (TVL) atualmente em torno de US$ 3,21 bilhões. O TVL do Renzo registrou um aumento de aproximadamente 125% nos últimos 30 dias, de acordo com dados da DefiLlama.

Airdrop de Renzo (REZ) deixa comunidade preocupada

O interesse no protocolo Renzo aumentou depois que a Binance lançou um Launchpool para seu token nativo Renzo (REZ) na terça-feira (23). Os detentores de BNB e First Digital USD (FDUSD) podem por seus ativos em staking para cultivar tokens REZ por seis dias até o dia 29 de abril. A listagem do REZ na Binance ocorre no dia 30 de abril.

O Renzo alocou 10% do fornecimento total de 10 bilhões de tokens REZ para o airdrops. Além disso, a alocação do fornecimento de tokens para o Binance Launchpool foi de 2,5%.

No entanto, o airdrop da 1ª temporada atingiu apenas 5% do fornecimento total de tokens REZ. Isso significa que a alocação de airdrops para yield farming no Protocolo Renzo é apenas 50% maior do que a do Binance Launchpool.

Em suma, 2% dos 5% (ou 0,1% do fornecimento total de tokens REZ) para o airdrop da 1ª temporada foram alocados para os detentores de tokens não fungíveis (NFT) Milady e SchizoPosters.

A controvérsia chegou ao auge quando a Binance programou o Launchpool para terminar em 29 de abril e iniciaria o trading de tokens REZ em 30 de abril.

Tal arranjo permitiu que os participantes do Binance Launchpool vendessem o REZ que obtiveram dois dias antes do que as partes que cultivavam no Protocolo Renzo. Isso contrasta com os usuários do Renzo Protocol, que só puderam reivindicar seu airdrop em 2 de maio.

Entretanto, na manhã de quinta-feira (25), o Renzo Protocol, atualizou o tempo de reivindicação de airdrop do token REZ e a tokenomics. O tempo de reivindicação de airdrop se tornou 1 hora mais cedo antes de ser negociado na Binance. Enquanto isso, a alocação de airdrops da 1ª temporada aumentou para 7%.

O artigo Token perde paridade com o ETH após airdrop foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.

Você pode gostar...