Token com novo padrão ERC dispara 12.500%

Esta semana, o primeiro token em conformidade com o padrão ERC-404 disparou 12.500%. O ativo combina a fungibilidade dos tokens ERC-20 com as qualidades distintas de NFTs raros para anunciar uma nova era na tokenização.

O token PANDORA subiu para US$ 29.517,61 desde o seu lançamento no início deste mês.

Pandora estabelece uma nova era na tokenização

A Pandora é vinculada fracionadamente a um NFT inteiro. Os próprios tokens são negociáveis e líquidos em exchanges descentralizadas (DEX), como um token ERC-20 normal. As frações tornam todo o NFT tão líquido quanto um par de negociação normal.

Token com novo padrão ERC dispara 12.500%
Fonte: Dexscreener

Por exemplo, os 10.000 tokens ERC-404 da Pandora estão vinculados a 10.000 NFTs de caixas coloridas com níveis de raridade. Quando alguém compra um token, o projeto cria uma caixa aleatória vinculada a esse token.

Quando alguém vende o token, a Pandora queima o NFT relacionado. Os próprios NFTs podem ser negociados em marketplaces.

A Binance anunciou recentemente suporte ao ERC-404 em sua carteira Web3, enquanto outro mercado, chamado Inscribe, também confirmou a adoção. O lançamento de marketplaces para alternativas ERC-721 como BRC-20 e inscrições EVM por exchanges como Bybit e OKX pode aumentar ainda mais a adoção do padrão.

Leia mais: As 10 criptomoedas para investir em janeiro de 2024

Detalhes do novo padrão

O padrão ERC-404, desenvolvido pelas entidades pseudônimas “ctrl” e “Acme”, é ‘EIP’ apenas no nome. Ainda é experimental e não passou pelo processo formal de verificação da Proposta de Melhoria Ethereum. No entanto, sua ideia principal de construir NFTs a partir de frações é o oposto de como funciona o fracionamento dos tokens não fungíveis.

O advento da tokenização de ativos do mundo real gerou empresas especializadas na criação de liquidez por meio da divisão de tokens RWA. Este processo, argumentam, dá origem a modelos fracionários que acolhem investidores que não podem pagar ativos de elevado valor.

O ERC404, no entanto, inverte esse processo. Ele constrói tokens ERC-721 inteiros a partir de tokens ERC-20 menores.

Os proprietários dos tokens ERC-20 podem ganhar dinheiro fornecendo liquidez em plataformas descentralizadas. Isso é o oposto de muitos projetos NFT atuais, cujos objetivos são cunhar NFTs de alto valor para obter grandes lucros únicos.

O padrão ERC-404 atraiu críticas. Um desenvolvedor chamado ‘quit’ disse no X que os pools de empréstimos podem não estar prontos para o token. Eles disseram que um protocolo não configurado para lidar com o padrão pode permitir que um usuário retire NFT de alto valor, não as frações fungíveis.

“Nosso depositante NFT está marcado como proprietário de um NFT com token ID 38916. Nosso depositante de token está marcado como proprietário de 1 * 10 ^ 18 tokens ERC20… Vamos retirar alguns desses tokens… Pandora interpreta isso como uma transferência ERC721, e portanto, nosso depositante de token é capaz de roubar o NFT de nosso depositante NFT”.

Melhores plataformas de criptomoedas | Fevereiro 2024

O artigo Token com novo padrão ERC dispara 12.500% foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.

Você pode gostar...