To the moon? Roger Ver fala sobre o futuro do Bitcoin Cash
Por: Livecoins
Lembrete rápido: Este ano foi difícil para todo o mercado de criptomoedas, e o Bitcoin Cash (BCH) não é exceção: depois do hard fork que deu origem ao Bitcoin ABC (agora Bitcoin Cash) e ao Bitcoin SV, o desdobramento deste acontecimento foi intensamente considerado um dos culpados pela queda brusca de preço do Bitcoin em Novembro.
Alguns fãs acreditam que 2019 trará mudanças positivas e adoção para o Bitcoin Cash.
O Bitcoin Cash é conhecido e aceito como uma opção “conservadora”, o projeto é liderado pelo ex-entusiasta do Bitcoin, Roger Ver, e tinha fortes defensores como a gigante de mineração Bitmain. Este lado acreditava que não existia necessidade de mudar radicalmente a estrutura do BCH, embora o roadmap deixe algum espaço para desenvolvimento adicional, ao contrário do Bitcoin SV, que pressionou por mudanças mais drásticas no protocolo.
Para a lua ou não?
Atualmente classificado em quarto lugar por capitalização de mercado, o Bitcoin Cash passou por muitos dos mesmos problemas que outras criptomoedas ao longo de 2018. O Bitcoin Cash subiu para mais de US $ 4.000 por moeda no ano passado, mas agora caiu 97%. Se o BCH vai subir novamente em 2019 ou se vai morrer – ninguém pode dizer, nem mesmo seus maiores proponentes.
Roger Ver, um entusiasta das criptomoedas e um dos maiores patrocinadores do Bitcoin Cash, disse ao site de notícias Cryptonews que é impossível saber qual será o preço em 2019, já que “o mercado é composto por milhões de participantes com suas próprias necessidades, desejos e objetivos.” Abster-se de dar uma estimativa sobre o preço não significa que ele não acredita no futuro da criptomoeda: “Eu sou incrivelmente otimista em relação a todo o ecossistema de criptomoedas e especialmente no Bitcoin Cash”.
Roger Ver: Resistir à censura por meio de novas tecnologias
Mais importante do que o preço, na opinião de Ver, é a capacidade da criptomoeda de resistir às tentativas de censura. Para a questão do que ele espera em 2019 em termos de regulamentações, ele disse: “Estou ansioso para usar criptomoedas para diminuir a capacidade do Estado de controlar a sociedade”.
Roger disse que uma nova ferramenta chamada Oráculo “será lançada em breve”, embora ele não tenha divulgado outros detalhes além de citar a resistência à censura como uma de suas características mais importantes. O recurso autônomo permitirá mercados especializados de previsão e transações baseadas em decisões para resultados esportivos, resultados políticos e taxas de câmbio de mercado – talvez semelhantes a Augur, um dapp na blockchain Ethereum, que é mais conhecido como um mercado de previsão.
Depois das atualizações da rede Bitcoin Cash que aconteceram em maio e novembro, o protocolo e linguagem de script ficaram muito mais fácil para desenvolver contratos inteligentes, transações baseadas em decisão e oráculos preditivos, diz o comunicado de imprensa para o recurso, acrescentando: “Construindo o Oracle, planejamos utilizar os benefícios da rede BCH e todos os novos recursos adicionados durante os últimos upgrades para fornecer fatos verificáveis em várias fontes.”
Recurso de privacidade no Bitcoin Cash
Mais um recurso aguardado será lançado para o Bitcoin Cash em 2019: “Estou muito entusiasmado com a nossa ferramenta de privacidade Coin Shuffle que chega à carteira Bitcoin.com muito em breve”, disse Ver. Esse recurso emprestará ao Bitcoin Cash uma camada de privacidade adicional, permitindo que os usuários combinem suas transações com outras transações com o objetivo de ofuscar a transação. O Cash Shuffle não terá taxas adicionais nem riscos envolvidos.
“O Coin Shuffle é um excelente protocolo, uma vez que os participantes de uma transação conjunta já foram escolhidos”, explica o site da Coin Shuffle. “No entanto, não fornece meios para estabelecer tais agrupamentos. O Cash Shuffle é baseado no CoinShuffle e adiciona um serviço de correspondência. Como tal, é um protocolo mais completo e utilizável.”
As pessoas vão trocar Bitcoin pelo Bitcoin Cash?
Roger Ver acredita que a adoção será mais rápida para o Bitcoin Cash do que para o próprio Bitcoin. “A adoção no comércio é fundamental para a adoção de criptomoedas. Blocos cheios e taxas altas afastam essa adoção”, ele recentemente twittou: “Se o BTC adicionasse um milhão de usuários esta semana, as taxas subiriam rapidamente e a rede ficaria muito lenta. Se o BCH adicionasse um milhão de usuários esta semana, as taxas continuariam a ser quase gratuitas e a rede continuaria a ser muito rápida”.
No entanto, a adoção do Bitcoin Cash permanece obscura: apenas 67 carteiras BCH detêm mais de 56% da moeda, o que não é visto em nenhuma corretora importante. Embora os touros do BCH, como Ver, possam permanecer indecisos em sua crença de que o BCH alcançará a adoção em massa, outros são mais cautelosamente otimistas. “O lado positivo da queda do mercado pode ser que aqueles com interesse na tecnologia, não mais intimidados pelo alto preço, vão mergulhar e começar a experimentar a criptomoeda”, diz Brian Norton, diretor de operações da MyEtherWallet, a mais antiga carteira Ethereum.
O que esperar de 2019?
Embora seja difícil fazer previsões específicas em termos de preço e adoção, as tecnologias que envolvem o Bitcoin Cash podem elevar ambas. Além da tecnologia de privacidade e do mercado de previsão, houveram conversas no início do ano sobre uma potencial exchange desenvolvida por Roger Ver.
Se o Bitcoin Cash sairá ou não da sombra de seu irmão mais velho, o Bitcoin, em 2019, é impossível dizer, mas os novos recursos podem trazer novidades interessantes na indústria. E enquanto as criptomoedas estão tomando o peso das regulamentações da Securities and Exchange Commission (SEC) e de outras autoridades reguladoras, Roger Ver nos revelou seu desejo de Ano Novo: “Eu desejo que o mundo tenha uma maior compreensão da economia, e que os resultados reais das políticas governamentais são mais importantes que as intenções”.
O artigo To the moon? Roger Ver fala sobre o futuro do Bitcoin Cash apareceu primeiro em Livecoins.