Pegando um golpista: Kraken cria uma conta cripto falsa para ‘iscar’ fraudadores

Um golpista de call center se passando pelo presidente Joe Biden tentou roubar o que eles pensavam ser US$ 450.000 em Bitcoin de um streamer – em vez disso, o caos se instalou.

“A exchange de cripto dos Estados Unidos, Kraken, ofereceu um novo método para sinalizar carteiras maliciosas – criando uma conta de cripto falsa na exchange para “isca de golpes” a atores mal-intencionados.

Tuitando em 10 de maio, o popular streamer Kitboga – cujo conteúdo gira em torno de incomodar golpistas – revelou que a Kraken construiu para ele um “ambiente personalizado” que ele usou para frustrar um golpista que se passava pelo presidente Joe Biden. Kitbot já havia tido um encontro com o fraudador cerca de um ano atrás.

Isso foi muito divertido!

– Nick Percoco (@c7five) 10 de maio de 2023

No vídeo anexo, pode-se ver Kitboga com cerca de US$ 450,000 em Bitcoin (BTC) em sua conta de cripto falsa construída pela Kraken.

O golpista então vê os fundos via software de compartilhamento de tela de computador remoto de vídeo que supostamente enganou o personagem de Kitboga a baixar, e fica muito empolgado com um grande pagamento potencial.

No entanto, a piada vem quando Kitboga, que está interpretando uma mulher idosa no vídeo, insere incorretamente o endereço da carteira do golpista antes de enviar todos os fundos. Como resultado, o golpista fica muito irritado e começa a xingar Kitboga com uma série de palavrões.

Notavelmente, o golpista parece ter fornecido um endereço de carteira BTC hospedado pela Kraken, o que essencialmente permite que a exchange de cripto os identifique e sinalize sua atividade.

Tudo isso parece ter sido tornado possível por uma colaboração entre Kitboga e o chefe de segurança da Kraken, Nick Percoco.

Melhor marketing de cripto que eu já vi no TikTok.

A Kraken patrocinou uma grande conta de isca de golpes. Eles construíram para ele um ambiente personalizado para que ele pudesse mexer com golpistas pic.twitter.com/86p6FLA4g6

– Neeraj K. Agrawal (@NeerajKA) 10 de maio de 2023

Kitboga tem 1.2 milhões de seguidores no Twitch e 3 milhões de seguidores no YouTube. Seu conteúdo geralmente gira em torno de desperdiçar comédicamente o tempo de golpistas de call center interpretando vários personagens que não são experientes em tecnologia.

Em alguns casos, ele também conseguiu derrubar seus sites duvidosos ao denunciar a fraude para as empresas de hospedagem onde esses sites estão armazenados.

“Todos os dias existem golpistas se aproveitando das pessoas. Eu os chamo para desperdiçar seu tempo, guiar as pessoas através de seu ‘roteiro’ e mentiras, denunciar informações quando posso e, de outra forma, iluminar uma situação sombria”, lê-se em seu perfil no YouTube.

O Cointelegraph entrou em contato com Kitboga para comentar.

Em um vídeo de 1º de maio, Kitboga destacou um novo “golpe de segurança social” relacionado ao BTC que visa vítimas via e-mail ou mensagem de texto alegando que compras estranhas foram feitas com suas contas bancárias.

No entanto, quando as vítimas ligam para os números fornecidos, os golpistas afirmam que suas identidades foram roubadas e que precisam sacar todo o seu dinheiro, comprar BTC e enviar os fundos para uma “carteira governamental segura”.

Kitboga obviamente se divertiu com esses golpistas fingindo fazer seu “neto” comprar 10.000 BTC e enviá-lo para o endereço errado.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...