Tim abraça as criptomoedas e inaugura loja no metaverso Cryptovoxels, em Ethereum, e vai vender NFTs do 5G
A TIM Brasil (TIMS3) anunciou a inauguração de uma loja no metaverso Cryptovoxels, uma plataforma de construção de metaversos, baseada em Ethereum
A TIM Brasil (TIMS3), uma das principais operadoras de telefonia do país, anunciou a inauguração de uma loja no metaverso Cryptovoxels, uma plataforma de construção de metaversos, baseada em Ethereum (ETH).
A loja virtual é baseada em uma loja conceito da empresa aberta nesta quinta, 27, no Barra Shopping, no Rio de Janeiro. A criação da loja no metaverso foi feita pela agência MetaMundi, uma parceria da Dellarte Soluções Culturais e da Metaverse Agency.
Na loja física da TIM haverá um “Espaço Metaverso” no qual o cliente poderá usar um óculos de realidade virtual para assistir um vídeo explicativo sobre como funciona o ambiente virtual, com a possibilidade de utilizar a loja no metaverso.
“Esta inauguração no metaveso marca o início de uma nova experiência na jornada do cliente, repleta de inovação e com direito à chegada na nova camada da realidade que integra os mundos real e virtual”, destacou a empresa.
Além disso a empresa também revelou que sua loja no metaverso irá vender tokens não fungíveis (NFTs), com temáticas baseadas no 5G, novo. sistema de conectividade que deve começar a chegar no Brasil a partir deste ano e pode revolucionar as comunicações habitando aplicações de IoT (internet das coisas).
No entanto, a TIM não informou quando os NFTs estarão disponiveis e tampouco se eles serão conectados com experiências físicas ou digitais em seu metaverso.
“Teremos uma agenda de eventos e shows que atrairá o público que já está interessado pelo metaverso”, afirma Bruno Vasconcellos, diretor de E-Commerce & Canais Remotos da TIM Brasil.
Metaverso é palco para confraternização
Quem também anunciou operações no metevaero foi a fintech Zappts que realizou sua confraternização de final de ano no ambiente virtual. Em dezembro, 110 colaboradores de mais de 17 estados do país, celebraram as conquistas de 2021 em um ambiente virtual imersivo.
“Tivemos a oportunidade de gamificar a experiência de uma festa de fim de ano, onde todos puderam participar desde suas casas com seus avatares em um ambiente digital, com a possibilidade de socializar, jogar e até dançar”, explica Gabriel Figueira, head de marketing da Zappts.
O desenvolvimento do ambiente foi realizado em uma semana com suporte da plataforma Gather.town. A partir deste evento foi possível experimentar os benefícios do uso do metaverso de modo corporativo, realizando a integração de profissionais distribuídos em distintos estados do país.
No Gather.town, por exemplo, é possível adicionar extensões para personalizar o ambiente virtual e torná-lo mais produtivo. Da mesma forma, os locais de trabalhos virtuais no metaverso podem ser interoperáveis com ferramentas de produtividade, a fim de obter experiências de colaboração ricas sem a necessidade de criar uma nova infraestrutura.
Para quem deseja começar a testar o metaverso, o Gather disponibiliza a criação e utilização de ambientes virtuais com até 25 pessoas de maneira gratuita, acima dessa quantidade é cobrado um valor de três dólares por usuário por dia. Grandes empresas como Microsoft e Facebook já integram o trabalho remoto em suas plataformas de metaverso.
“Alguns times estão experimentando essa modalidade para realização de reuniões, por exemplo. Através de um whiteboard (quadro branco) presente nas salas virtuais, conseguimos compartilhar de modo colaborativo as atividades a serem desenvolvidas ou as discussões a serem solucionadas. Aproveitamos o ambiente que foi criado para a festa da empresa no final do ano, que conta com diversas salas e auditórios”, explica o head de marketing da empresa.
Gabriel ainda ressalta que por se tratar de um ambiente “novo”, a realização de reuniões com clientes em tais ambientes pode criar um sentimento maior de integração, por ser uma experiência mais imersiva e altamente customizável.
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