Tiktok bane publicidade ligada ao mercado de criptomoedas
O gigante da mídia social TikTok deu um passo drástico não apenas para banir os influenciadores de criptomoedas em sua plataforma, mas todos os criadores que promovem serviços financeiros, de acordo com o Daily Mail. Isso inclui, mas não está limitado a, criptomoedas, crediário, empréstimos, cartões de crédito e empresas de Forex.
De acordo com o relatório, a medida visa diretamente frear a tendência preocupante de investimentos de alto risco divulgados nas redes sociais. Muitos desses investimentos inadequados de alto risco nada mais são do que várias fraudes, golpes ou esquemas. Como resultado da medida, firmas financeiras legítimas também serão afetadas e não poderão mais utilizar influenciadores da mesma forma que fazem agora.
A capacidade de anunciar no TikTok ainda é uma opção para alguns, já que o verdadeiro problema reside nos próprios influenciadores. Os influenciadores geralmente recebem uma taxa fixa ou comissão para endossar certas moedas, exchanges, dApps ou outros produtos relacionados.
A política de anúncios declara que as empresas de serviços financeiros podem anunciar para usuários-alvo maiores de 18 anos. No entanto, os anúncios de ativos digitais e criptográficos já estão proibidos de comprar anúncios na plataforma.
Com muitas empresas ligadas às criptomoedas utilizando influenciadores no TikTok, conhecidos como consultores “Fintok”, para aumentar seu alcance global, essas novas regras terão um grande efeito em como o setor se vende na Internet. Sem a capacidade de pagar influenciadores ou publicidade no TikTok, o tempo das criptomoedas na plataforma pode ter acabado.
TikTok sob pressão por aconselhamento financeiro não regulamentado
A principal razão por trás da decisão do TikTok é o recente escrutínio que a empresa enfrentado supostamente por permitir irresponsavelmente conselhos financeiros enganosos. O motivo de preocupação é que os jovens investidores, que não conhecem o tema profundamente, podem ser pegos nesses tipos de esquemas de enriquecimento rápido e acabar em sérios problemas financeiros.
Alguns dos influenciadores “fintok” postaram coisas que eram aparentemente inofensivas, sugerindo comprar uma ação quando ela estivesse subindo e depois vendê-la quando ela começar a cair. Enquanto isso, outros prometem torná-lo milionário em apenas um mês ou vender cursos de investimento online por dezenas de milhares de dólares.
De acordo com um relatório de fevereiro da Financial Conduct Authority (FCA), do Reino Unido, o TikTok tem sido usado para atingir investidores jovens e ingênuos que buscam ganhar dinheiro rápido. Muitos desses influenciadores estavam sugerindo que as pessoas investissem pesadamente em ações como GameStop e AMC. O relatório da FCA diz:
“As descobertas revelam que há um grupo novo, mais jovem e mais diversificado de consumidores se envolvendo em investimentos de alto risco, potencialmente motivado em parte pela acessibilidade oferecida por novos aplicativos de investimento.”
O relatório prossegue afirmando que cerca de 60% dos jovens investidores afirmam que a perda de seu investimento teria um “impacto fundamental em seu estilo de vida futuro”.
O artigo Tiktok bane publicidade ligada ao mercado de criptomoedas foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.