Três indicadores apontam hora certa para comprar e vender Bitcoin (BTC) no mercado
Analista revela indicadores que servem para traçar momentos de suporte e resistência para o preço do Bitcoin no mercado.
Acertar o momento adequado para entrar no mercado de criptomoedas é talvez um dos maiores desafios para os investidores, que buscam lucro através de operações de compra e venda de Bitcoin (BTC).
Assim como é conhecido no mercado, o ideal é “comprar na baixa e vender na alta”, e não o contrário disso. No entanto, nem sempre é fácil prever essa movimentação de preço do Bitcoin.
De acordo com uma publicação do analista DTM no Medium, existem três indicadores simples que podem ajudar o investidor a prever o topo e o fundo da cotação da criptomoeda no mercado, confira:
Curva de crescimento logarítmico
Em primeiro lugar, a curva de crescimento logarítmico é apresentada pelo analista como uma forma de prever o movimento do preço do Bitcoin no mercado. Nesse caso, ele usa a própria trajetória do BTC para traçar o que pode acontecer no futuro.
Segundo um gráfico publicado por DTM, o momento ideal para investir em Bitcoin deve ser quando o preço estiver se aproximando da curva representada pela linha vermelha, ou seja, quando estiver em desvalorização.
Por outro lado, a curva verde representa uma projeção da valorização do BTC baseada em topos (recordes) anteriores registrados pela criptomoeda. Nesse caso, quando o preço se aproxima da curva pode ser o momento de vender, por exemplo.
Por outro lado, essa estratégia simples possui uma linha curva mediana, que seria o resultado da média entre o topo e o fundo do preço do Bitcoin. Para DTM, essa estratégia demonstra resultados positivos desde 2012 no mercado.
“Você pode ver facilmente que comprar perto da linha vermelha e vender perto da linha verde funcionou todas as vezes desde 2012.”
Curva de crescimento logarítimico do BTC (Fonte:Medium)
Proporção áurea multiplicadora
Logo depois da curva de crescimento algorítmico, o analista de criptomoeda apresenta a estratégia conhecida como Proporção Áurea Multiplicadora, um importante indicador de movimentação do Bitcoin.
A fim de apresentar uma previsão sobre como o Bitcoin tende a se comportar no mercado, a proporção áurea multiplicadora é baseada na combinação de vários indicadores como como a Média Móvel de 350 dias (350DMA) do preço do BTC, que é multiplicada pela proporção áurea que corresponde a 1.6.
Além disso, esse número pode ser multiplicado por valores apresentados na sequência de Fibonacci, onde os números 2 (linha vermelha), 3 (linha Azul) e 5 (linha verde) representam pontos de compra e venda de Bitcoin.
Gráfico mostra indicador proporção áurea (Fonte:Medium)
Ciclo de topo Pi
Em terceiro lugar, o analista aponta o ciclo de topo Pi como uma estratégia de investimento em criptomoedas. Assim como a proporção áurea multiplicadora, esse modelo utiliza o cruzamento de índices para esboçar uma previsão para o Bitcoin.
No caso do ciclo de topo Pi, o sinal é formado pelo cruzamento de duas médias móveis, como a Média Móvel de 111 dias (111DMA), representada no gráfico abaixo pela linha azul, e a linha verde, que corresponde a Média Móvel de 350 dias (350DMA), que foi multiplicada por 2.
Ciclo de topo Pi para o preço do Bitcoin (Fonte:Medium)
Conforme diz o analista, esse indicador serve para apresentar o momento de máxima no preço do Bitcoin. Desse modo, logo após o cruzamento das médias móveis, a tendência é de que uma queda pode acontecer em até três dias para o BTC.
“O indicador do topo do ciclo de Pi tem sido historicamente eficaz na escolha do momento das máximas do ciclo do mercado em até 3 dias. Ele usa a média móvel de 111 dias (111DMA) e a 350DMA vezes 2.”
Leia Mais: