Especialista em criptografia diz que curva elíptica do Bitcoin pode ter backdoor secreto
De acordo com um dos principais criptógrafos do mundo, a curva elíptica do Bitcoin pode ter um backdoor secreto, invalidando toda a segurança envolvida.
Um dos principais criptógrafos do mundo acredita que Satoshi Nakamoto escolheu a curva elíptica do Bitcoin (BTC) por sua eficiência ou porque pode oferecer um backdoor secreto.
Curva elíptica vale bilhões
Uma chave pública Bitcoin é criada aplicando criptografia de curva elíptica à chave privada. Pode-se facilmente criar uma chave pública a partir da chave privada, mas é impossível ir na direção inversa. A menos, é claro, que a curva elíptica do Bitcoin seja comprometida.
Muitos especialistas em criptografia perceberam que a escolha da curva elíptica secp256k1 do Bitcoin era incomum para a época, pois ainda não era bem pesquisada. O Cointelegraph perguntou a um dos principais criptógrafos do mundo, Tatsuaki Okamoto, sobre essa escolha incomum. Okamoto atualmente atua como diretor do Laboratório de Criptografia e Segurança da Informação da NTT Research.
Eficiência ou vulnerabilidade?
Segundo Okamoto, existem duas explicações alternativas para essa escolha: Satoshi escolheu porque oferece maior eficiência ou porque pode ter oferecido um backdoor secreto. Obviamente, Okamoto sublinhou que essas são apenas duas hipóteses lógicas, pois ele não tem como saber o que Satoshi estava pensando na época:
“(1) A curva de Koblitz é projetada especialmente para multiplicações escalares mais rápidas. Portanto, as operações (assinatura, verificação e geração de chaves) no Secp256k1 são mais rápidas que as do Secp256r1. (2) Embora a curva Secp256r1 tenha sido anunciada para ser selecionada aleatoriamente, ainda havia alguma suspeita de que alguma backdoor pudesse ser secretamente configurada nos parâmetros da curva. Por outro lado, os parâmetros da curva de Koblitz são matematicamente determinados e há pouca possibilidade de configurar um backdoor. ”
Okamoto está impressionado com a maneira como o criador do Bitcoin foi capaz de combinar várias técnicas criptográficas – como cadeias de hash, árvores Merkle e curvas elípticas – para criar a primeira moeda descentralizada do mundo:
“Eu acho que é uma invenção revolucionária, a primeira moeda descentralizada e sua principal tecnologia blockchain, está dando um grande impacto em nossa sociedade.”
Desenvolvedor do Bitcoin Core concorda
O desenvolvedor do Bitcoin Core, Wladimir van der Laan, disse ao Cointelegraph que ele não sabe por que Satoshi escolheu esta curva em particular. Ele também observou que, se alguém descobriu uma vulnerabilidade, ainda não apareceu para anunciá-la:
“Eu não tenho ideia de por que Satoshi escolheu essa curva em particular, eles não forneceram nenhuma justificativa em nenhum lugar (parece, em retrospectiva, ter sido uma escolha bastante boa). Mesmo que Secp256r1 tenha uma vulnerabilidade, ninguém apareceu ainda para anunciar esta descoberta. Por outro lado, guardar essa descoberta para si também poderia render uma recompensa de vários bilhões de dólares. ”
LEIA MAIS
- Grande banco espanhol BBVA emite US$40 milhões em bônus verdes com base na plataforma blockchain
- Reportagem diz que Coinbase e Kraken vão definir em conjunto quais criptos são títulos
- Rede do Ethereum fica congestionada e especialistas indicam que Tether pode ser responsável
- Itália apresenta “especialistas de alto nível” para ajudar a desenvolver sua estratégia oficial de blockchain