Duas métricas da cadeia do Bitcoin que sugerem que queda pós-halving terminou
Dados na cadeia sugerem que a queda pós-halving pode estar terminando, já que os mineradores do BTC se apegam às moedas recém-criadas.
Dados on-chain da empresa de análise de blockchain CryptoQuant sugerem que as mineradoras estão atualmente segurando seu BTC minerado, um sinal que pode indicar uma recuperação contínua do preço do Bitcoin, devido à falta de pressão de venda das grandes operações de mineração.
O Índice de Posição dos Mineradores (MPI) fornece informações sobre como os mineradores que mudam de posição no BTC podem afetar a ação de preço do ativo. Uma leitura do MPI acima de 2 sugere que as mineradoras estão vendendo seu BTC após a mineração, enquanto um valor negativo mostra que estão evitando vender o máximo possível em favor da acumulação.
Índice de Posição dos Mineiradores (MPI) – Fonte: CryptoQuant
O gráfico acima mostra uma leitura do MPI de -0,59 após uma leve recuperação da baixa anual de -0,79 em 2 de junho, sugerindo que as principais mineradoras não estão vendendo suas moedas recém-cunhadas, optando por esperar por um preço mais favorável do Bitcoin, um cenário isso já foi observado antes.
MPI mostrando comportamento recorrente
Em novembro de 2018, um mês em que o preço do Bitcoin caiu de US $ 6.500 para cerca de US $ 3.700, os mineradores mostraram comportamento semelhante, optando por não mover nenhuma moeda durante o mercado de urso e optando por um ponto de venda mais alto.
Quando o preço começou a se recuperar nos meses de maio, junho e julho daquele ano, o MPI apresentou valores positivos nos três meses. Atualmente, o MPI mostra comportamento semelhante ao de novembro de 2018, o que indica que as mineradoras não estão muito ansiosas para vender o BTC pelo preço atual.
Índice de Posições de Mineradores(MPI) de 2018 e 2020 – Fonte: CryptoQuant
De acordo com Ki Young Ju, CEO da CryptoQuant, um MPI abaixo de -0,7 significa que as principais mineradoras não venderão suas novas moedas. Ki Young Ju explicou:
“Em novembro de 2018, o índice MPI ficou abaixo de -0,7 e a queda de preço aconteceu. Eles não movimentaram bitcoins durante a depressão, e até o índice MPI foi -1 no mínimo. Eles começaram a vender o BTC quando o mercado altista chegou. Isso indica que, se o índice MPI for menor que cerca de -0,7, as principais mineradoras decidem não vender nenhum BTC, o que significa que estamos perto do fundo, apesar de mais algumas quedas estarem chegando. ”
Antes do halving do Bitcoin, os preços semelhantes geravam um MPI muito mais alto, mas com o aumento dos custos de produção, as mineradoras precisam de um preço mais alto para se equilibrar, o que explica por que algumas operações de mineração menores parecem ter entrado em um processo de capitulação durante a última semana de maio.
Mineradores capitulam mas preço do BTC segue estável
Dados da Bytetree mostram que, durante a última semana de maio, o preço do Bitcoin caiu abaixo da marca de US $ 9.000 antes de se recuperar para US $ 9.200 em 27 de maio, parece ter levado os mineradores a vender mais BTC do que eles mineravam.
As mineradoras venderam 673 mais BTC do que as mineradas de 25 a 31 de maio, resultando em um inventário rotativo (MRI) de mineradora de 111,44%.
Segundo Ki Young Ju, a alta RM foi o resultado da capitulação de algumas operações. Ele explicou que:
“Acho que isso seria apenas uma queda temporária, porque apenas o mineiro desconhecido e os pequenos mineiros estão capitulando por enquanto.”
Dado que o preço do Bitcoin continuou a se recuperar mesmo quando as mineradoras venderam mais do que mineraram, parece que a liquidação é o resultado da queda de mineradores ineficientes, um processo que pode levar a um mercado mais robusto e volátil do Bitcoin. Anteriormente, o CEO da mineração de Blockware, Matt D’Souza, disse ao Cointelegraph:
“Após o desligamento, o Bitcoin que eles estavam recebendo é alocado para os mineradores mais eficientes e experientes, com excelentes margens, posicionados para acumular uma porcentagem maior do Bitcoin recém-cunhado em vez de precisar vendê-lo – reduzindo significativamente a pressão de venda.”
A semana atual estabeleceu um tom mais positivo para os mineradores de BTC, já que o número de BTC extraído só excedeu em 108 o valor extraído. Até 5 de junho, os mineradores haviam extraído 95 mais BTC do que haviam vendido.
Inventário rotativo de mineradores (MRI) – fonte: Bytetree
Embora os dados on-chain pertencentes aos mineradores sejam apenas uma pequena parte do quebra-cabeça interminável que é o preço do Bitcoin, parece que os mineradores eficientes agora estão se apegando ao BTC, como mostra a ressonância magnética em recuperação.
A captação de mineradoras ineficientes pode levar à pressão de venda a preços mais altos por operações mais capazes, um fator suportado pelo baixo MPI atualmente observado.
LEIA MAIS
- EY pede mudança de jurisdição para caso da falência da exchange QuadrigaCX
- Facebook prepara lançamento do Libra para 2020, apesar da pressão dos reguladores
- Pesquisa de empresas inglesas mostra que ‘millennials’ apostam tudo nas criptomoedas
- Chainalysis pede ao FATF que revise pedidos por dados de exchanges