The New York Times está usando o Hyperledger Fabric para combater notícias falsas

O New York Times revelou um projeto baseado em blockchain usando o Hyperledger Fabric para combater notícias falsas e garantir a proveniência de metadados de áudio e vídeo

O jornal The New York Times (NYT) está usando o blockchain autorizado da Hyperledger Fabric para garantir a proveniência dos arquivos digitais.

De acordo com um novo site para o News Provenance Project do NYT, o jornal usará a tecnologia blockchain para combater a desinformação na mídia. O objetivo pretendido do projeto é fornecer uma plataforma que seja amplamente aplicável a publicações de tamanhos variados.

A tecnologia Blockchain supostamente ajudará o projeto a registrar metadados sobre gravações de vídeo e áudio publicadas por organizações de notícias. O Projeto Nova Proveniência está atualmente em sua primeira fase, na qual pretende criar uma prova de conceito focada em fotojornalismo que demonstre como esse sistema baseado em blockchain poderia funcionar em grande escala. O site afirma:

“Nosso trabalho inicial envolve a exploração de um sistema baseado em blockchain para gravar e compartilhar metadados sobre mídia – imagens e vídeos em particular – publicados por organizações de notícias. Também estamos conduzindo uma pesquisa sobre a experiência do usuário para identificar os tipos de sinais que podem ajudar os usuários a reconhecer a mídia autêntica. ”

O NYT observa que, “tudo à parte, a blockchain oferece mecanismos para compartilhar informações entre entidades de maneiras que consideramos essenciais para estabelecer e manter a proveniência de arquivos digitais”. De acordo com o site do projeto, o projeto disponibilizará publicamente os resultados de seu projeto. 

O New York Times publicou uma lista de emprego para um talento blockchain no início deste ano. O papel, intitulado “Lead, Blockchain Exploration”, buscava “um líder voltado para o futuro que ajudará a visualizar e projetar uma prova de conceito baseada em blockchain para os editores de notícias”.

Você pode gostar...