The Merge do Ethereum pode atrair investidores institucionais

A próxima fusão do Ethereum para mudar a camada de consenso de prova de trabalho (PoW) para prova de participação (PoS) provavelmente será um fator crítico para acelerar a ascensão do Ethereum ao investimento de nível institucional, sugere um relatório da Bloomberg Intelligence.

Além disso, o documento sugere que o crescimento do Ethereum dependerá de seu status como ferramenta social e econômica. Há sinais promissores, já que o total de ETH bloqueado em contratos inteligentes aumentou 1,4% em três anos.

  • Ficou com alguma dúvida? O Be[in]Crypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
  • Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!

Embora os NFTs tenham experimentado uma calmaria temporária, a Bloomberg acredita que eles têm o potencial de substituir a stablecoin e a atividade financeira descentralizada.

A ampliação dos casos de uso fortaleceu a atividade do Ethereum no blockchain em comparação com a prévia do inverno cripto. Tanto as stablecoins quanto as descentralizadas foram desafiadas pela crise de liquidez em algumas grandes empresas de criptomoedas que entraram com pedido de falência ou suspenderam saques.

Em meados de julho, a gestora de fundos CoinShares divulgou um relatório dizendo que as entradas de Ether estavam em uma sequência de três semanas, com US$ 7,6 milhões indo para investidores institucionais.

O Grayscale Ethereum Trust oferece aos investidores institucionais exposição ao Ethereum. Os principais detentores institucionais do Trust são o Rothschild Investment Corp, Weatherbie Capital LLC e Rye Brook Capital LLC.

No mês passado, o cofundador do Ethereum, Vitalik Buterin, reagiu aos críticos do Ethereum que alegaram falsamente que as mudanças no código do Ethereum são decididas usando um voto de governança.

Ethereum supera Bitcoin em métricas-chave

O relatório sugere que o Ethereum pode estar com preço errado, considerando a recuperação desde um pico em 21 de maio de 2022. A segunda criptomoeda mais popular do mercado transcendeu o desempenho do bitcoin em três métricas vitais na cadeia: usuários ativos, endereços de saldo diferente de zero e transações.

O Bitcoin foi atingido pelos aumentos das taxas do Federal Reserve e provavelmente continuará a seguir as ações em queda se os aumentos das taxas continuarem. No entanto, ainda está cinco vezes acima da mínima de março de 2020 e do início ide agosto de 2022.

Os endereços Ethereum ativos com saldos diferentes de zero estão em alta. Os endereços ativos ficaram praticamente inalterados em comparação com um ano atrás, mas aumentaram 113% em comparação com três anos atrás, superando o bitcoin.

O número de endereços de bitcoin ativos diminuiu 30% no mesmo período. Em 26 de julho de 2022, a média móvel de 7 dias de usuários ativos aumentou 46% ou 180.000 em um mês. Os volumes de transferência do Ethereum caíram 7%, apesar de uma queda de preço de 29%.

A tokenização de vários ativos é uma possibilidade distinta

De acordo com o relatório, os criptoativos parecem estar seguindo o caminho dos futuros e fundos negociados em bolsa, tendo acabado com os dias inebriantes de 2020 e 2021.

Semelhante à forma como os contratos futuros fornecem exposição a ativos sem precisar que o investidor possua o ativo, pouco impede a tokenização de todos os tipos de ativos, exceto talvez obstáculos técnicos e regulatórios. O relatório opina que o fato de Tether e USDC serem possibilitados pelo Ethereum atesta o valor da tecnologia blockchain.

Até o final de 2022, o Ethereum poderá oferecer rendimentos de staking de 6-9%, com um padrão de emissão deflacionária, acrescenta o relatório, desde que a fusão ocorra dentro desse prazo.

O artigo The Merge do Ethereum pode atrair investidores institucionais foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.

Você pode gostar...