The Merge do Ethereum ganha data; ETH dispara

Novo cronograma de planejamento feito por desenvolvedores do Ethereum (ETH) indica que o The Merge deve ocorrer em 19 de setembro.

Desenvolvedores da segunda maior blockchain do mundo estão empenhados em fazer o Ethereum 2.0 finalmente acontecer. Pelo Twitter, o usuário superphiz.eth ressaltou que mudanças podem ser feitas na linha de tempo criada e que a comunidade deve aguardar os anúncio oficiais, mas “é extremamente emocionante” observar a eminente chegada do The Merge.

superphiz.eth é gerente da comunidade Beacon Chain, versão da rede Ethereum lançada no final de 2020 que já adota o método de consenso de prova de participação (PoS). Vale lembrar que o The Merge se refere a fusão dessa rede com a blockchain principal do ETH, fazendo com que ela finalmente abandone o método de prova de trabalho (PoW) usado até o momento.

Próximos passos até o The Merge

O gerente detalha os próximos passos que devem ser feitos antes da fusão das redes. Primeiramente, será feito um último teste na rede de testes Goerli, afim de verificar que nenhum problema ou bug pode colocar em risco o desempenho do Ethereum durante a mesclagem de redes.

Caso tudo de certo, a versão 2.0 deve ser finalmente implementada em 19 de setembro. Anteriormente, outro importante desenvolvedor da rede, Tim Beiko, já havia dito que a fusão iria ocorrer entre agosto e novembro deste ano.  

Com o The Merge totalmente implementado, o Ethereum deixará de contar com mineradores para a validação de suas transações e blocos, passando a contar com validadores de rede, assim como ocorre em outras blockchains como a Solana (SOL), Cardano (ADA) e Tezoz (XTZ). Dessa forma, sua blockchain passará a ser muito mais eficiente, com os gastos energéticos para a sua manutenção sendo reduzidos em mais de 90%.

Isso pode reduzir significativamente o impacto ambiental causado pela indústria cripto como um todo, devido ao fato do Ethereum ser a plataforma mais usada para a criação de dApps, protocolos e tokens não fungíveis NFTS). Ao se tornar mais ecológica, a rede ainda passaria a ter uma melhor reputação em grupos e organizações ao redor do mundo.

Vale lembrar que a União Europeia discutiu o banimento de criptomoedas que usam PoW recentemente. Além disso, mineradores de Bitcoin tem causado problemas ao sistemas elétricos de alguns países, devido ao grande consumo de energia necessário para desempenhar as suas atividades.

  • Ficou com alguma dúvida? O Be[in]Crypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
  • Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!

ETH

O mercado parece ter se animado com o anúncio de superphiz.eth, com o ETH chegando a disparar mais de 12% desde que a possível data de sua fusão foi anunciada. Com isso, o token voltou a se manter acima dos US$ 1.200, acumulando uma valorização de 20% em julho até o momento.

O lançamento da versão 2.0 da rede tem sido aguardada com grandes expectativas pela comunidade do ativo há 2 anos, com muitos acreditando que ela será um grande marco para a história da indústria blockchain.

Porém, alguns usuários se mostram resistentes a essa mudança, com o cofundador do Ethereum, Vitalik Buterin, precisando rebater alguns críticos nesta semana. Além disso, um pesquisador afirmou que apesar das melhorias, o The Merge não irá fazer as taxas de transação da rede caírem.

O artigo The Merge do Ethereum ganha data; ETH dispara foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.

Você pode gostar...