Jornal “The Big Issue” lança plataforma Blockchain para promover investimentos de impacto
O The Big Issue, um jornal de rua vendido por desabrigados, vai lançar uma plataforma de investimentos baseada em blockchain.
O The Big Issue, um jornal de rua vendido por desabrigados do Reino Unido e de outros países, está lançando uma plataforma impulsionada por blockchain para promover o investimento de impacto, reportou o Financial Times na segunda-feira, 18 de novembro.
Três empresas de investimento – a Standard Life Aberdeen do Reino Unido, a norte-americana Columbia Threadneedle e a AllianceBernstein – se unirão ao The Big Issue como fundadoras da plataforma chamada The Big Exchange. De acordo com o FT, ele oferecerá de 30 a 40 fundos de impacto social e ambiental e deverá começar a funcionar dentro de seis meses.
Será cobrada uma pequena taxa dos potenciais investidores para usar a The Big Exchange. Uma vez cadastrados na plataforma, eles poderão escolher entre vários conjuntos de propostas com pontuação de ouro, prata ou bronze com base em sua correlação com as 17 metas de desenvolvimento sustentável da ONU.
O investimento mínimo esperado é de US $ 640, mas Nigel Kershaw, presidente da The Big Exchange, planeja reduzi-lo a 2,50 libras (US $ 3,20) – o mesmo preço da The Big Issue.
De acordo com o FT, a plataforma já arrecadou cerca de US $ 1,3 milhão de três de seus fundadores e da empresa de fintech FNZ, sediada em Londres. Nos cinco anos seguintes, a The Big Exchange espera atrair até US $ 3,8 milhões.
O blockchain é amplamente utilizado para necessidades sociais, especialmente no campo da caridade. Como a Cointelegraph explicou anteriormente, as tecnologias relacionadas à cripto e, em particular, blockchain, poderiam ajudar a aumentar a transparência para doações e transações internacionais, reduzindo as taxas sobre as transferências de dinheiro ao mesmo tempo.
Por exemplo, a grande casa de câmbio cripto Binance conseguiu recentemente levantar US $ 1,41 milhões em vários tipos de tokens ERC20 para aqueles que sufreram com inundações devastadoras no Japão em meados de julho.
Além disso, soluções blockchain têm sido usadas para promover a atividade social. O fabricante de produtos de limpeza doméstica A SC Johnson e a organização ambiental Plastic Bank fizeram uma parceria em outubro para abrir vários centros de reciclagem de plástico na Indonésia, oferecendo tokens locais pela coleta de lixo.