Preço do ADA é apenas um ‘ruído’ e Cardano ainda é uma das líderes da indústria cripto, diz Charles Hoskinson
Criador da Cardano diz que todas as métricas da Cardano estão absolutamente saudáveis apesar do preço do ADA estar em tendência de baixa desde a máxima histórica registrada em setembro.
A ação de preço da Cardano (ADA) tem frustrado os investidores desde que a criptomoeda atingiu sua máxima histórica de US$ 3,10 em 2 de setembro de 2021. Preso em uma tendência de baixa que se iniciou logo a seguir, o ADA não acompanhou a renovação dos recordes de preço do Bitcoin (BTC) e do Ethereum (ETH) em novembro e, hoje, cotada a US$ 1,23 no momento em que este texto está sendo escrito, está 60% abaixo do valor máximo, de acordo com dados do CoinMarketCap.
Gráfico semanal ADA/USDT. Fonte: Trading View
No entanto, de acordo com Charles Hoskinson, o criador da Cardano, a ação do preço do ADA é apenas “ruído”. A julgar por todas as métricas, exceto sua cotação, o criptoativo nunca esteve tão saudável, conforme declarou em uma sessão aberta de perguntas transmitidas em seu canal no Youtube na semana passada:
“A boa notícia é que cada métrica que você pode medir sobre a saúde de Cardano de 1º de janeiro de 2020 até o o fechamento deste ano, em 31 de dezembro de 2021, todas as métricas nos últimos 24 meses foram absolutamente excepcionais. Desde a quantidade de ADA em staking, passando pela quantidade de usuários ativos, a participação catalisadora, os sinais sociais, à criação de contas no Reddit e no Telegram, entre outras coisas, até o volume real de transações da Cardano, o crescimento do uso e da utilidade do Cardano , o ecossistema de DApps que está sendo formatado para Cardano, até mesmo os investimentos de capital de risco. Cada métrica que você pode medir, significativa ou não, foi aprimorada. Não há uma única que não tenha [crescido].”
Para Hoskinson, os críticos que apontam a lentidão no desenvolvimento do ecossistema da Cardano e a julgam exclusivamente pelo critério de valorização de mercado precisam entender que a rede está sendo desenvolvida com foco no longo prazo, independentemente do progresso e da valorização de concorrentes diretos como a Solana (SOL) e a Avalanche (AVAX), que têm atraído projetos de NFTs (tokens não fungíveis), games, DeFi (finanças descentralizadas) e do metaverso, setores emergentes da indústria de criptomoedas ao longo de 2021.
Conforme ele escreveu em uma postagem publicada no sábado em seu blog pessoal, este é o grande trunfo da rede em relação às suas rivais:
“Projetos como a Cardano foram e ainda são a antítese dessa mentalidade. Sempre escolhemos um processo sistemático, paciente e refinado que move publicação por publicação, lançamento por lançamento, em vez de perseguir o hype e o ciclo mais recente. ”
Hoskinson afirma que a adoção em larga escala das criptomoedas e de todas tecnologias relacionadas a ela ainda é algo distante. Deve demorar no mínimo dez anos até que elas cheguem de fato ao grande público.
Por isso, Hoskinson destaca que julgar a Cardano pela ação do preço da ADA é apenas “ruído”. O próprio fato de o protocolo ser hoje o sexto maior em termos de capitalização de mercado é a prova de que ele é um dos líderes da indústria de ativos digitais:
“O ruído faria você acreditar que tudo isso não existe ou é uma fantasia, porque faltam 10 anos e então todo o efeito de rede estará perdido. Mas as pessoas que realmente prestam atenção percebem que estamos nos desenvolvendo mais rápido do que a maioria dos projetos no ecossistema [cripto]. Ainda somos o número um em muitos casos, muitas semanas para commits do GitHub e o ruído faria você acreditar que talvez seja apenas uma saudação banal sendo repetida inúmeras vezes. A realidade é que, quando você realmente olha para ele, é um software real. É um código real.”
Embora o foco da Cardano esteja no longo prazo, Hoskinson acredita que 2022 verá grandes avanços no que diz respeito à utilidade e à adoção da rede:
“Atualizações muito significativas estão se acelerando e mais equipes estão chegando. Mais descentralização está ocorrendo no núcleo e no próximo ano veremos a formação de um projeto de código aberto líder da indústria, muito sério. Eu acho que é a burocracia do código aberto e a governança do código aberto feitas da forma correta, construídas para uma alta participação de dezenas, se não de centenas de empresas.”
Conforme noticiou o Cointelegraph Brasil recentemente, um desenvolvedor da comunidade da Cardano revelou que os contratos inteligentes do protocolo contém uma falha que afeta o funcionamento de todos os dApps (aplicativos descentralizados) construídos para rodar em sua rede, o que poderá atrasar ainda mais o desenvolvimento do seu ecossistema.
LEIA MAIS