Tezos vai capacitar teste de moeda digital do banco central na França
O gigante bancário Société Générale usará a Tezos para testar uma moeda digital de banco central (CBDC) para a França.
Este é o primeiro teste significativo de um CBDC na Europa. O banco central da França tem pressionado para que a república seja o primeiro país da Europa com tal moeda.
Experimentos de laboratório
Em um comunicado à imprensa na manhã de terça-feira, 15 de setembro , Nomadic Labs, uma organização de pesquisa e desenvolvimento da Tezos, anunciou que lideraria os experimentos do CBDC com base no blockchain da Tezos. Isso acontecerá em conjunto com a Société Générale – Forge, uma subsidiária do terceiro maior banco da França.
#Tezos selected by @SocieteGenerale -Forge for its Central Banking Digital Currency experiment. Nomadic Labs is proud to contribute to this project. More info below:https://t.co/gpblNTYzVX
— Nomadic Labs (@LabosNomades) September 15, 2020
Nomadic Labs não trabalhará sozinha. Forge é uma startup, dedicada a blockchain e moedas digitais. A colaboração envolverá várias entidades, no entanto. Nomadic Labs disse:
Um pool de provedores e consultores de tecnologia – que inclui Nomadic Labs (um dos maiores centros de pesquisa e desenvolvimento no ecossistema de Tezos) – participará do projeto, contribuindo com sua expertise tecnológica.
Por que a Tezos
Tezos não é uma pequena empresa. No momento em que este artigo foi escrito, seu valor de mercado era de quase US $ 2 bilhões. A plataforma usa Prova de Participação, tem contratos inteligentes e permite alguma governança da comunidade. O CBDC francês se concentrará no acerto de contas entre bancos e provavelmente irá capitalizar sobre essas capacidades.
No entanto, o projeto Tezos tem muita polêmica. Em agosto, concederam liquidação de $ 25 milhões aos primeiros investidores da OIC que perderam dinheiro.
Namoro de longa data?
No início deste mês, o Banque de France revelou que iria testar um CBDC e tinha candidatos incluindo Nomadic Labs e Tezos em mente. Em dezembro de 2019, François Villeroy de Galhau, governador do banco central, reiterou o desejo de estar na vanguarda da pesquisa do CBDC.
Ele citou a necessidade de pagamentos internacionais fáceis dentro da Comunidade Europeia. O anúncio do Nomadic Labs agora o torna oficial.
No dia 14 de maio de 2020, a Société Générale – Forge liquidou uma transação bancária usando moeda digital pela primeira vez . Olhando mais para trás, no entanto, parece que o Société Générale está de olho na Tezos há algum tempo.
De acordo com um Postagem no Reddit do usuário Elorpar, o Twitter do Société Générale segue a Tezos há pelo menos dois anos.
O Banco da Inglaterra também anunciou recentemente que está meditando sobre como usar stablecoins e blockchain para criar um CBDC. Os bancos centrais devem acelerar a pesquisa de blockchain.
O artigo Tezos vai capacitar teste de moeda digital do banco central na França foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.