Atualização da Tezos reduz taxas de contrato inteligente em 75% para atrair DeFi

A Tezos está tentando atrair desenvolvedores DeFi, implementando uma atualização de protocolo que reduz as taxas de gás de contratos inteligentes em cerca de 75%.

Do Top 20 de principais ativos de criptomoedas por capitalização de mercado, aTezos (XTZ) concluiu com sucesso sua última atualização, a “Delphi”, que visa reduzir as taxas de gás de contratos inteligentes em 75% para atrair desenvolvedores de finanças descentralizadas (DeFi) a construírem em sua blockchain.

A Delphi foi proposta em 3 de setembro. Ele é um empreendimento conjunto da Nomadic Labs, Metastatic e Gabriel Algour com o objetivo de “ajudar os indivíduos a desenvolver contratos inteligentes em Tezos”.

De acordo com uma postagem conjunta dos desenvolvedores da Delphi, a atualização é “crucial para permitir novos aplicativos na Tezos que visam áreas como DeFi, colecionáveis e jogos”.

“O tamanho e a complexidade dos contratos inteligentes são limitados pelas restrições de gás e, portanto, as pessoas que tentam construir contratos com funcionalidade rica estavam precisando de melhorias nessas restrições há algum tempo.”

A Tezos é uma plataforma de blockchain de quarta geração que utiliza proof-of-stake (prova de participação) e facilita contratos inteligentes e aplicações descentralizados.

A proposta de valor central da Tezos é que ela é uma “blockchain com autocorreção”, que formalmente utiliza mecanismos on-chain para propor, testar e ativar atualizações de protocolo sem exigir que a rede passe por um hard fork.

A atualização Delphi incluiu otimizações para computação de gás, incluindo uma redução no custo básico das operações do gerenciador de 10.000 para 1.000 unidades de gás e a implementação de novos modelos de custo para verificação de tipo e IOs.

Com a atualização, os blocos Tezos agora podem incluir transações XTZ três vezes e meia mais simples e quatro vezes mais transferências de múltiplos ativos, enquanto os contratos podem realizar 10 vezes mais chamadas internas do que era possível antes da implementação da Delphi.

A Delphi também reduz os custos de armazenamento da Tezos por um fator de quatro, de 1 XTZ para 0,25 XTZ por kilobyte. O XTZ está sendo negociada atualmente por US$ 2,06 cada.

“Os benefícios serão mais visíveis em contratos grandes e complexos envolvendo várias chamadas para outros contratos e computação substancial.”

Outras atualizações baseadas nos novos recursos da Delphi devem ser propostas pelo Nomadic Labs antes do início de dezembro.

A Tezos conduziu uma oferta inicial de moedas em julho de 2017 – levantando US$ 232 milhões no que era então a maior ICO até o momento – antes de lançar sua mainnet em beta um ano depois.

LEIA MAIS:

Você pode gostar...