Comissário de Valores Mobiliários do Texas emite ordem de cessar e desistir para empresa de investimentos cripto
O Comissário de Valores Mobiliários do Estado do Texas emitiu uma ordem de cessare desistir de emergência contra a My Crypto Mine e seu diretor.
O Comissário de Valores Mobiliários do Estado do Texas dos EUA emitiu uma ordem de cessar e desistir (C&D) contra a My Crypto Mine e seu diretor Mark Steven Royer, publicado no site do regulador em 27 de novembro.
A C&D alega que “evidências suficientes foram encontradas” para substanciar que Royer, “agindo em nome de um criminoso de colarinho branco [Bruce Bise] e advogado extinto [Samuel Mendez], ofereceu tokens que são quase inúteis” através de um investimento cripto esquema apelidado de “BitQyk”.
O documento não divulga detalhes sobre o status de Bise como “criminoso de colarinho branco”, mas afirma que Mendez foi expulso como advogado depois de “cometer atos de desonestidade e torpeza moral ao apropriar-se indevidamente de fundos”.
Em maio de 2017, Royer teria se juntado a Bise e Mendez no incentivo a investidores que “perderam” o Bitcoin para investir no bitqy, então com preço de US $ 0,02, mas prometeu subir para até US $ 3,00 “no futuro indefinido. Na verdade, o token eliminou 99% de seu valor em 11 de novembro de 2018. Os investidores que compraram o token na época da oferta de Royer “perderam quase a totalidade do seu principal investimento”.
No momento, Royer é o diretor do “cryport” de cripto e especialista em mineração My Crypto Mine. Sem revelar sua afiliação anterior com BitQyck, Bise e Mendez, Royer afirmou aos investidores que possui mais de trinta anos de experiência no setor de TI e dez anos de envolvimento em cripto, entre outras alegações materiais enganosas relacionadas à própria My Crypto Mine. .
A My Crypto Mine, de acordo com a C&D, está agora “emitindo um investimento passivo vinculado ao comércio de criptomoedas e à mineração que pretende oferecer retornos garantidos e lucrativos”.
Nem os investimentos nem os revendedores estão registrados nas autoridades texanas; os respondentes são ainda mais acusados de falhas de divulgação – em relação às credenciais de negócios e às operações de mineração “supostamente” concretas da empresa. A empresa também não alertou os investidores contra nenhum dos riscos associados aos investimentos em cripto, como o impacto potencial de ações regulatórias do governo que podem afetar as avaliações de cripto no futuro e outros fatores.
As acusações, portanto, dizem respeito à violação das leis de valores mobiliários, oferecendo valores mobiliários ilegais, não registrados, envolvimento em fraude e fraude pública. Os entrevistados foram ordenados a cessar e desistir de vender valores mobiliários no Texas e a cessar e desistir de atuar como negociadores ou agentes.
No início deste mês, o Texas State Securities Board emitiu uma C&D de emergência para uma empresa de mineração na nuvem com sede na Austrália por vender títulos não registrados a residentes do Texas, o mais recente em sua série de C&Ds contra empresas relacionadas à cripto neste ano.