Tether queimou 500 milhões de tokens USDT

Na quarta-feira, a Tether anunciou no Twitter que havia destruído 500 milhões de tokens (USDT).


Esses tokens eram mantidos em uma conta conhecida como “Tether Treasury”. As últimas semanas marcaram grandes influxos de USDT para o Tesouro, principalmente depois que a tether perdeu paridade com o dólar americano na semana passada em meio a rumores sobre a empresa.

De 14 de outubro, quando o USDT caiu abaixo de 1,00 real, até 23 de outubro, 680 milhões de USD foram transferidos para a carteira Treasury, que é controlada pela empresa. Todas essas transferências vieram de um endereço controlado pela Bitfinex, uma exchange de criptomoedas que está acima da Tether em termos de propriedade e gerenciamento.

Desde o começo de setembro, o saldo da carteira fria da Bitfinex caiu cerca de 100.000 bitcoins, o que levou a algumas especulações de que a bolsa está gastando bitcoin para tirar o tether do mercado – talvez para empurrar a taxa da exchange de volta para a marca de 1,00 dólar, ou talvez até para sair totalmente do negócio de stablecoins.

Essas transferências resultaram na oferta de tether em circulação ter caído cerca de um quarto em uma semana e meia, para aproximadamente 2 bilhões de dólares. Agora muitos desses tokens, não só foram retirados de circulação, como queimados ou destruídos pela empresa.

O diretor de comunicações da Bitfinex, Kasper Rasmussen, disse que a ação não tem nada a ver com a defesa da paridade do dólar, já que tanto a exchange quanto o Tether garantem resgates de 1 por 1. E ainda negou que a Tether esteja reduzindo intencionalmente o suprimento.

Kasper Rasmussen disse:

“Os tokens tether são resgatados quando a quantidade circulante excede a quantidade necessária para a Bitfinex ou Tether operarem. E a razão pela qual a maioria dos tokens destruídos veio da carteira da Bitfinex é que ela é um dos principais clientes da Tether.”

No anúncio a Tether disse que não queimou todo o USDT da conta Treasury, e que ainda há cerca de 466 milhões de dólares na conta. Segundo a empresa, como uma medida preparatória para futuras emissões do USDT.

O anúncio caracterizou as transferências do USDT para o Treasury como “redenção”, um processo que Tether descreveu no seu white paper original.

O white paper de 2016 especifica que quem tem USDT pode resgatar seus tokens para dólares diretamente com a empresa. Tether sustenta que cada token USDT é apoiado por um depósito em dólares americanos, mas não conseguiu convencer todo mundo de que a criptomoeda é totalmente garantida, muitos ainda tem dúvidas sobre essa afirmação da empresa.

O ativista anônimo anti-tether “Bitfinex’ed”, contestou a caracterização da Tether das transferências para o Treasury como uma “redenção”. E escreveu “Nenhuma pessoa pode se apresentar e dizer que eles converteram tethers em dólares e receberam dinheiro da Tether”.


Já Kasper Rasmussen, o porta-voz da Bitfinex, alegou o contrário e disse que os clientes diretos da Tether podem resgatar o USDT através da Tether Ltd.

Porém muitas pessoas dizem não ser possível resgatar tokens USDT por dólares com o Tether.

 

Leia Também: E-book INÉDITO de Ethereum (ETH) da corretora FlowBTC

FlowBTC

Comprar e vender Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash e Litecoin é na FlowBTC! A plataforma mais segura e rápida do Brasil, com 3 anos de história, nunca saiu do ar e nem foi hackeada. É a única corretora brasileira que faz parte da Enterprise Ethereum Alliance e possui grandes investidores do mercado financeiro tradicional. Invista com especialistas, abra já sua conta em https://www.flowbtc.com.br/

Quer ficar por dentro de mais conteúdo? Siga o BrBitcoin nas redes sociais:

 

O post Tether queimou 500 milhões de tokens USDT apareceu primeiro em Brasil Bitcoin.

Você pode gostar...