Tether lança criptomoeda lastreada em Ouro
A stablecoin Tether, que possui seu preço atrelado ao Dólar (USD), agora lança outra criptomoeda lastreada em ouro físico. Dessa forma, outra opção poderá ser vista em breve nas corretoras.
Desde que lançou sua criptomoeda, a Tether enfrenta receios da comunidade mundial sobre as suas reservas. Ou seja, há quem afirme que as reservas da Tether em Dólar não seriam suficientes para suportar o tanto de USDT emitidos. A própria companhia confirmou, em 2019, que 26% dos USDTs emitidos não tinham lastro.
Mesmo assim, a Tether passou a emitir seus tokens em várias redes, sendo as mais novas USDT emitidas em Ethereum e Tron. A criptomoeda lastreada em ouro também será emitida nestas redes. A Tether (TG Commodities Limited) é uma empresa que pertence a iFinex, que também controla a corretora Bitfinex.
Tether emitirá criptomoeda lastreada em ouro
A novidade se chamará Tether Gold, que terá o símbolo (ticker) de referência como XAUT. O anúncio foi feito pela empresa no último dia 23 de janeiro.
Temos o prazer de anunciar a adição de um novo produto, o Tether Gold (XAU₮), fornecendo a segurança de um ativo digital atrelado ao ouro físico (XAU)
O XAUT será lastreado em barras de ouro físico, com cada unidade deste token sendo equivalente a 1 onça troy. Atualmente, o valor da onça troy do ouro está em cerca de U$ 1.500 por unidade, ou seja, R$ 6 mil seria o preço do XAUT hoje.
De acordo com a Tether, o ouro físico está armazenado em um cofre na Suíça, guardado com segurança. A empresa afirmou ainda que esta será a melhor maneira de guardar ouro para investidores.
o Tether Gold (XAU ₮) é o único produto entre a concorrência que oferece taxas de custódia zero e tem controle direto sobre o armazenamento físico de ouro
Token funcionará nas redes Ethereum e Tron
A Tether informou que no momento o novo token funcionará apenas nas redes Ethereum e Tron. Para isso, foram criados contratos ERC20 e TRC20, cada um representando uma rede.
No caso da Ethereum, o contrato criado com os tokens XAUT já enviaram 1 mil moedas para uma carteira da Bitfinex. Ou seja, o início dos trades desse novo token pode já estar próximo.
A novidade chega em um ano em que a Tether se destaca pelo volume diário de negociações. A moeda lastreada em dólar, USDT, já ultrapassa a meses o volume do Bitcoin, moeda mais valiosa do mercado de criptomoedas.
Além disso, o Bitcoin tem cada vez mais sido comparado com o Ouro, principalmente no quesito reserva de valor. Dessa forma, a equipe da Tether deve ter percebido uma boa oportunidade de negócio atrelado a este mercado.
No Brasil, as formas de se adquirir ouro é em modalidade física ou de contratos de ouro da bolsa de valores. Com a novidade, mais uma opção para se comprar ouro pode ter surgido pelo criptomercado.
Apesar disso, poucas corretoras confirmaram a adoção desta nova criptomoeda até o momento. De fato, há um receio com a emissão de USDT que poderia ser repassado ao XAUT, visto a polêmica com a falta de reservas suficientes.
Saiba mais em Tether lança criptomoeda lastreada em Ouro