Declarações do Banco Tether “sugere” que a empresa tem reservas plenas de fiduciário: Bloomberg
Rumores em torno da Tether e sua stablecoin USDT continuam a girar com relatos de novas evidências provando reservas.
A criptomoeda stablecoin Tether (USDT) realmente tem reservas fiduciárias iguais ao valor dos tokens em circulação, informou a Bloomberg em um relatório hoje, 18 de dezembro.
Citando “extratos bancários” que havia “revisado”, a publicação tornou-se a mais recente fonte a adicionar combustível à controvérsia em torno da Tether, que se tornou on-line desde que uma série de brigas legais e remodelações bancárias começaram no ano passado.
De acordo com as declarações, a Tether, que emite e faz o backup de cada unidade do USDT com 1 dólar, tinha um saldo bancário fiduciário combinado igual ou até superior ao USDT circulante de setembro de 2017 a julho de 2018, último mês para o qual havia informações disponíveis.
A Tether também faturou US $ 6,6 milhões no primeiro semestre de 2018, afirmou a Bloomberg.
Projetado para ser indexado em 1 por 1 com o USD, o USDT tem tido flutuações consideráveis nos últimos meses.
A empresa, juntamente com a exchange cripto Bitfinex, que compartilha seu presidente-executivo, Jan Ludovicus van der Velde, recebeu intimações das autoridades dos Estados Unidos no final de 2017, às quais adicionou uma sondagem de manipulação de preços no mês passado.
Neste meio tempo, a Tether trocou de parceiro bancário do Noble Bank para o Deltec, sediado nas Bahamas, enquanto acusações de iliquidez fizeram com que a Bitfinex negasse publicamente quaisquer ligações com os parceiros bancários da Tether.
Os críticos também questionaram o dinamismo financeiro do próprio Noble.
De acordo com “pessoas familiarizadas com o assunto”, o Tether transferindo fundos para o Deltec correspondia a mudanças equivalentes em seu saldo no banco Noble, conforme as declarações obtidas pela Bloomberg.
Tanto o Tether quanto o leque de stablecoins baseados em USD aumentaram em popularidade recentemente, com os traders cobrindo suas perdas, enquanto o Bitcoin (BTC) e as principais altcoins desaparam. Os mercados estão tendo uma recuperação notável no momento desta publicação, com o aumentos de quase 5% no Bitcoin, no dia do aniversário de um ano da alta de todos dos preços da principal cripto.