Novo produto da Tether combina criptomoedas com ouro
A Tether, emissora da stablecoin USDT, anunciou o lançamento oficial do “Alloy by Tether”, um ativo vinculado apoiado pelo Tether Gold (XAUT).
Esse novo token objetiva proporcionar estabilidade na economia digital. Para isso, ele combina os pontos fortes de uma unidade de conta estável com a segurança e a confiabilidade do ouro.
Tether lança ativo que combina criptomoedas com ouro
O Alloy by Tether apresenta uma nova categoria de ativos digitais conhecidos como ativos vinculados. Esses ativos acompanham o preço dos ativos de referência por meio de estratégias de estabilização, como a sobrecolateralização com ativos líquidos e pools de liquidez do mercado secundário. Em suma, essa abordagem oferece valor e estabilidade consistentes, promovendo o avanço do setor de tokenização de ativos do mundo real (RWA).
O CEO da Tether, Paolo Ardoino, destacou que, embora o mecanismo de estabilização seja diferente das opções tradicionais, como o USDT, essa solução representa um marco empolgante.
Leia mais: 5 criptomoedas para ficar de olho em junho
“O ‘Alloy by Tether’ é uma plataforma aberta que permite a criação de ativos digitais sintéticos garantidos e, em breve, fará parte da nova plataforma de tokenização de ativos digitais da Tether, lançada ainda este ano”, acrescentou.
O Alloy by Tether também permite a criação de diferentes ativos vinculados com mecanismos de garantia, incluindo potencialmente produtos baixistas. Essa tecnologia oferece às instituições uma abordagem moderna para o gerenciamento de ativos. Ela oferece um ativo digital seguro, lastreado em ouro, que pode ser integrado aos portfólios.
A Moon Gold NA, S.A. de C.V., e a Moon Gold El Salvador, S.A. de C.V. cuidarão da emissão e do gerenciamento do Alloy by Tether. Elas atenderão a diferentes segmentos de clientes e requisitos regulatórios.
Tokenização da RWA ganha impulso
O primeiro token da linha Alloy by Tether é o aUSDT. Essa moeda digital foi projetada para rastrear o valor de um dólar americano.
A aUSDT se distingue por sua garantia excessiva da XAUT, apoiada por ouro físico armazenado na Suíça. Essa combinação oferece aos usuários a estabilidade do dólar americano apoiada pelo valor do ouro.
Os usuários podem criar tokens aUSDT usando XAUT como garantia. Essa configuração permite que eles se envolvam em transações digitais, pagamentos e remessas com uma moeda que parece tão familiar quanto o dólar americano, sem vender seu XAUT.
Atualmente, os contratos inteligentes Alloy by Tether operam na rede principal Ethereum. Os usuários cunham aUSDT depositando XAUT por meio de contratos inteligentes compatíveis com Ethereum.
Além disso, o contrato inteligente aUSDT rastreia todas as garantias e tokens cunhados. Em seguida, ele usa oráculos de preço para avaliar constantemente a relação entre o valor da moeda e o valor (MTV).
Empresas apostam em RWA
Esse novo desenvolvimento se alinha à tendência crescente de tokenização de ativos do mundo real (RWA). De acordo com o Relatório RWA 2024 da CoinGecko, os tokens apoiados em commodities atingiram US$ 1,1 bilhão em capitalização de mercado, com o ouro permanecendo como a commodity mais popular.
Os metais preciosos tokenizados, como XAUT e PAX Gold (PAXG), representam 83% da capitalização de mercado dos tokens lastreados em commodities. Esses tokens são respaldados por ouro físico, oferecendo uma reserva confiável de valor.
Embora os tokens lastreados em commodities representem atualmente apenas 0,8% da capitalização de mercado das stablecoins lastreadas em fiat, o potencial de crescimento nesse setor é significativo. Assim, com a introdução do Alloy e do aUSDT, a Tether se posiciona para aproveitar a expansão do mercado de tokenização de ativos do mundo real.
O artigo Novo produto da Tether combina criptomoedas com ouro foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.