Tesouro dos EUA estuda regular stablecoins
O Tesouro dos Estados Unidos vê com preocupação as stablecoins e está preparando a regulamentação desses ativos, de acordo com um relatório da Bloomberg.
O governo dos Estados Unidos parece determinado a impor restrições ao mercado cripto, já que relatórios indicam que irão classificar esses ativos como algo que oferece risco. A Bloomberg informou na quinta-feira (16) que funcionários do Tesouro americano possuem uma preocupação significativa com a Tether (USDT) e outras stablecoins.
Preocupação dos EUA com stablecoins
As stablecoins foram consideradas uma ameaça não apenas pelos Estados Unidos, mas também por diversos países e entidades financeiras globais. Os reguladores dos EUA e da União Europeia (UE) comentaram sobre o assunto, enquanto o Banco de Compensações Internacionais (BIS) disse que a cooperação internacional era necessária para os CBDCs. Este último é visto como uma contramedida para o uso de stablecoins.
Além disso, o relatório observa que “corridas generalizadas de venda automática” de ativos cripto podem ameaçar a estabilidade financeira. O Conselho de Supervisão da Estabilidade Financeira afirmou que irá examinar as ameaças potenciais que as stablecoins podem oferecer.
As autoridades também estão aflitas com a Diem, stablecoin do Facebook, que tem gerado preocupação para muitos governos desde que foi anunciada. O ativo deve ser lançado até o final deste ano. As autoridades dos EUA estão particularmente focadas na liquidação e processamento de transações dessa modalidade de criptomoedas.
No geral, a mudança é esperada. A etapa não será necessariamente de condenação deste mercado, já que muitos investidores pediram que o governo dos EUA seja claro com a sua regulamentação. Essa clareza seria vista como algo que ajudaria o mercado cripto, que ganhou legitimidade rapidamente nos últimos 12 meses.
Regulamentações e restrições a caminho
O relatório da Bloomberg também destaca que as autoridades estão se preparando para lançar uma estrutura regulatória geral nas próximas semanas. Como o passar do tempo muitos oficiais do governo se tornaram cada vez mais ativos sobre o mercado cripto.
No entanto, é improvável que os EUA imponham medidas que sejam muito prejudiciais ao mercado. É mais provável que ele restrinja ativos e casos de uso específicos. Além das stablecoins, as autoridades também estão observando as plataformas de empréstimo e a possível natureza de títulos de alguns ativos.
A Ripple pode ser prejudicada com essa regulamentação, já que seu token XRP é usado para facilitar transações internacionais. Atualmente, ela está envolvida em um processo judicial com a SEC, e se mantendo firme em suas posições. O fato de que os EUA parecem estar interessados em evitar que essas transações ocorram em qualquer ativo que seja baseado em dólar e apoiado por governos pode ser um problema para a companhia.
O artigo Tesouro dos EUA estuda regular stablecoins foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.