Tesouro dos EUA querem opinião do público sobre cripto
O Tesouro dos Estados Unidos publicou um comunicado dizendo que deseja comentários sobre os benefícios e riscos das criptomoedas.
O Tesouro dos EUA agora está buscando comentários sobre os benefícios e riscos das criptomoedas, de acordo com um comunicado. O período de discussão durará até 8 de agosto, após o qual a instituição governamental apresentará um relatório que será examinado pelo presidente do país, Joe Biden, e sua equipe.
Tesouro dos EUA pesando os prós e contras
Intitulado de “Garantindo o Desenvolvimento Responsável de Ativos Digitais”, o documento se concentra em uma infinidade de facetas relacionadas ao mercado de criptomoedas. A principal delas é a proteção de consumidores, investidores e empresas, que várias agências governamentais apontaram como sendo da mais alta prioridade.
A autarquia também buscam proteger os EUA, a estabilidade financeira global, bem como a mitigação de riscos sistêmicos, atividades financeiras ilícitas e riscos de segurança nacional. No que diz respeito à permissão real do desenvolvimento do mercado de criptomoedas, os objetivos estão focados em colocar o país em uma posição pioneira em relação à inovação de ativos digitais, promoção do acesso a serviços financeiros seguros e acessíveis e o “apoio de avanços tecnológicos que promovam a responsabilidade, desenvolvimento e uso de ativos digitais”.
Sobre a principal prioridade da proteção das partes interessadas, a declaração diz: “O aumento no uso de ativos digitais e as diferenças entre as comunidades também podem apresentar riscos financeiros díspares para participantes menos informados do mercado ou exacerbar as desigualdades. É fundamental garantir que os ativos digitais não representem riscos indevidos para consumidores, investidores ou empresas”, fornecendo “serviços financeiros seguros e acessíveis para populações mais vulneráveis”.
A declaração é mais um passo do Tesouro dos EUA para regular o mercado de criptomoedas. 2022 parece ser um ano divisor de águas para o país em termos de regulamentação de criptomoedas.
- Ficou com alguma dúvida? O Be[in]Crypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
- Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!
Estados Unidos avançam regulamentação cripto
Os Estados Unidos são criticados há muito tempo por sua abordagem lenta à regulamentação do mercado de criptomoedas. No entanto, os últimos dois anos viram uma aceleração incomparável em direção à isso.
As pesadas perdas sofridas pelos investidores durante incidentes notáveis como o crash do UST, a queda de empresas de alto perfil como a Three Arrows Capital e o roubo de criptomoedas por estados-nação como a Coreia do Norte aumentaram o senso de urgência para estabelecer diretrizes para esta indústria.
Os EUA deixaram claro que permitirão que o mercado continue se desenvolvendo, mas que isso deve ser feito de maneira responsável – a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, está entre os que ocupam essa posição. A agência também lançou uma estrutura para cooperação internacional na regulamentação de criptomoedas, um de seus maiores passos até agora.
Muitos países recorrerão aos EUA para obter orientação sobre como regular este mercado localmente. Felizmente, parece que o país está disposto a deixar o mercado existir e se desenvolver com responsabilidade. Qualquer regulamentação pode ter efeitos negativos a curto prazo, mas deve fazer bem ao mercado a longo prazo.
O artigo Tesouro dos EUA querem opinião do público sobre cripto foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.