Tesouro do RS promove evento sobre uso de blockchain no setor público
Com o crescente interesse sobre a tecnologia blockchain no setor público do Brasil, o Tesouro do Rio Grande do Sul promoveu um evento para discutir iniciativas com esta inovação.
De acordo com nota do órgão vinculado à Secretária da Fazenda do RS, o evento é o primeiro organizado para discutir inovações no setor público. A 1ª edição do PIT Talks ocorreu na última segunda-feira (14).
Em um encontro online, o Tesouro Gaúcho trabalhou com o objetivo de compartilhar conhecimento sobre inovação e novas tecnologias no setor público. O evento teve como palestrante o diretor executivo do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio), Fabro Steibel, que falou sobre o tema “Blockchain no setor público“.
Veja o que o Tesouro do Rio Grande do Sul discutiu sobre o uso da blockchain no setor público
O palestrante Steibel destacou que blockchains, que são mecanismos de banco de dados avançado que permite o compartilhamento transparente de informações, têm como base a transparência e a inovação.
Além disso, Fabro declarou que a ferramenta possui diversas aplicações, inclusive na administração pública, de modo a garantir confiança para os processos. Ele compartilhou exemplos práticos do uso blockchain no setor público, em áreas como participação popular, ambiental e finanças públicas.
Um dos participantes da abertura do PIT Talks, o subsecretário do Tesouro, Eduardo Lacher, reiterou a importância do setor público estar cada vez mais inserido no contexto das novas tecnologias e incentivando o envolvimento dos colegas, inclusive com a sugestão de temas relevantes para as próximas edições. Com informações do Tesouro do RS.
De acordo com o assessor de inovação do Tesouro do Estado e responsável pela condução do evento, Jeferson Padilha, o objetivo do PIT Talks é disseminar a cultura de inovação entre os servidores por meio de uma curadoria de conteúdos e especialistas que abordem a aplicação de novas tecnologias no setor público brasileiro.
Inovações com blockchain no setor público do Brasil
O Brasil é o maior país da América Latina, tanto em território quanto em população. Assim, sua importância geográfica tem o peso de influenciar países vizinhos na adoção de novas tecnologias.
Com relação à blockchain, o Brasil é um dos países com a regulação favorável ao tema e tem buscado incentivar pesquisas sobre o tema. Além disso, a iniciativa Rede Blockchain Brasil é uma das pioneiras no uso da blockchain em vários órgãos públicos.
Nos últimos anos o BNDES também conduziu vários experimentos com a tecnologia. Por fim, como estratégia do Governo Digital, a blockchain está inserida em um dos pilares de confiança dos dados brasileiros na gestão pública.
Fonte: Tesouro do RS promove evento sobre uso de blockchain no setor público
Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.