Tesouro do RS debate uso de blockchain no setor público

O Tesouro do Estado do Rio Grande do Sul realizou um debate público onde abordou a inovação no setor público com o uso de novas tecnologias. A iniciativa inédita foi realizada online e contou com a participação de especialistas.

O evento teve como palestrante o diretor executivo do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio), Fabro Steibel, que falou sobre o tema “Blockchain no setor público”.

Blockchain garante segurança e confiança aos processos públicos 

Na sua fala, Stiebel destacou o papel das blockchains em permitir o compartilhamento de informações de forma transparente e verificável. Além disso, ele também explicou que a tecnologia é um grande banco de dados avançado construído com base na transparência.

O palestrante também destacou que a ferramenta possui diversas aplicações. Principalmente na administração pública, auxiliando a garantir confiança aos processos. Nesse sentido, Stiebel compartilhou exemplos práticos do uso da blockchain no setor público, em áreas como participação popular, ambiental e finanças públicas.

Leia Mais: Blockchain para iniciantes: como funciona a tecnologia que está transformando a economia?

Tesouro do RS debate uso de blockchain no setor público
Primeira edição do PIT Talks debateu o uso de bloackchain no setor público. Foto: Divulgação.

O subsecretário do Tesouro do RS, Eduardo Lacher, também participou da abertura do PIT Talks. Ele reiterou a importância do setor público estar inserido no contexto das novas tecnologias. Incentivando, aliás, o envolvimento de colegas, inclusive sugerindo temas relevantes para as próximas edições.

O órgão está vinculado à Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul e, atualmente, tem estimulado a aplicação de novas tecnologias no setor público.

O assessor de inovação, Jeferson Padilha, também participou como responsável pela condução do evento. Padilha revelou que o objetivo do PIT Talks é disseminar a cultura de inovação entre os servidores por meio de uma curadoria de conteúdos. Assim, sempre apresentando especialistas que abordem a aplicação de novas tecnologias no setor público brasileiro.

Leia Mais: Diferença entre blockchain privada e pública

RBB deve iniciar operações em 2025

Recentemente, o Tribunal de Contas da União revelou que a abertura da Rede Blockchain Brasil (RBB) ao público deve ocorrer em 2025. A iniciativa é uma blockchain pública criada a partir de um acordo feito em 2022 com o BNDES e agentes públicos e privados.

A rede se baseia em um mecanismo de consenso de Prova de Autoridade (PoA) e, assim, será descentralizada. Nesse formato, tanto entidades públicas quanto privadas atuarão como validadores, não apenas o TCU e o BNDES.

A RBB já tem alguns casos de uso. Ela está sendo utilizada para gerenciamento de dados científicos, identificação digital e interface para o Drex, por exemplo. Além disso, a rede também terá aplicações em áreas como Educação, Saúde e Segurança Pública.

O artigo Tesouro do RS debate uso de blockchain no setor público foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.

Você pode gostar...