Colapso do Terra (LUNA) foi previsto em 2018: ‘stablecoin algorítmica suscetível à espiral da morte’
Assim que tomou conhecimento dos fundamentos do projeto, um desenvolvedor do protocolo rival MakerDAO (MKR) previu quatro antes a “espiral do morte” que provocou o colapso do UST exatamente como ele veio a acontecer em maio de 2022.
Um desenvolvedor do protocolo DeFi MakerDao (MKR) foi capaz de prever o colapso do ecossistema Terra (LUNA) no exato instante em que teve acesso ao white paper do projeto, ainda em 2018.
Em sua análise do mecanismo de queima e emissão de tokens criado pelos desenvolvedores do Terra para manter a estabilidade da paridade da stablecoin algorítmica TerraUSD (UST) com o dólar, Cyrus Younessi descreveu a “espiral da morte” que vitimou o protocolo de forma simples e direta, exatamente como ela veio a ocorrer em maio deste ano.
O veredito de Younessi foi lembrado por Mariano Conti, desenvolvedor, investidor e conselheiro do MakerDAO, em uma postagem publicada no Twitter na última sexta-feira, 22, depois da publicação de uma entrevista dos sócios-fundadores do fundo de capital de risco Three Arrows Capital concedida à Bloomberg.
Em meio à rota de fuga para Dubai, Su Zhu e Kyle Davies procuram se defender dos erros em sequência que fizeram a 3AC quebrar, deixando para trás dívidas estimadas em US$ 3,5 bilhões com pelo menos 27 credores.
Em um trecho destacado por Conti no Twitter, Su Zhu explica que a derrocada de um dos fundos de capital de risco mais poderosos e capitalizadas do mercado de criptomoedas foi causada pelo colapso do Terra (LUNA), “colocando pressão em todas as posições ilíquidas” da 3AC, e resultando na crise de insolvência que gerou uma dívida estimada em US$ 3,5 bilhões aos credores do fundo.
Ora, um investidor experiente, com tamanha reputação no mercado, não poderia afirmar que a “espiral da morte” do Terra fora algo totalmente imprevisível para justificar o próprio fracasso, como ressaltou Conti em sua publicação no Twitter.
I call bullshit on not realizing Luna would death spiral.
Here’s @cyounessi1 in freaking 2018 explaining concisely what could, and inevitably did, happen… pic.twitter.com/dnt5lOrjlc
— mariano.eth ✨ᕙ༼ຈل͜ຈ༽ᕗ✨ | 🦇🔊 (@nanexcool) July 22, 2022
Eu chamo de idiotice não perceber que Luna poderia sucumbir a uma espiral da morte.
Aqui está @cyounessi1 em 2018 explicando concisamente o que poderia acontecer, e inevitavelmente aconteceu…
— mariano.eth (@nanexcool)
Em abril de 2018, Younessi comparou o design do UST ao do DAI, stablecoin sobrecolateralizada da MakerDAO, ressaltando a diferença fundamental da stablecoin algorítmica do Terra: seu mecanismo de estabilização era baseado exclusivamente no LUNA. Seria como se o DAI fosse garantido exclusivamente pelo MKR, o token de governança da MakerDAO. Younessi vaticinou: “trata-se de uma ideia terrível”. Em seguida, explicou o porquê:
“Eu não sou um especialista em política monetária, mas me parece que o Terra é suscetível à espiral da morte. Então, neste exemplo, Terra é a stablecoin e LUNA é o colateral. Se o Terra cai e perde a paridade com o dólar, então dependerá do LUNA para salvar-se. Mas o LUNA cairia à medida que os investidores entrassem em pânico, e então o Terra continuaria caindo, e eles continuariam contribuindo para a morte um do outro.”
Younessi também lembrou a experiência fracassada da stablecoin algorítmica NuBits (USNBT), da qual o UST herdou o design.
Conforme noticiou o Cointelegraph Brasil recentemente, até mesmo os sócios e e seus familiares fazem parte da lista de credores do Three Arrows Capital.
LEIA MAIS
- Bitcoin é à prova de apocalipse, dizem sobrevivencialistas
- Coinbase revela integração SegWit, desenvolvedores trabalham na Infraestrutura Bitcoin
- Primeira transação imobiliária exclusivamente em Bitcoin é completada no Texas