Teoria dos Jogos e Criptomoedas possuem relação?

Teoria dos Jogos e Criptomoedas

Uma das teorias mais estudadas em vários setores, a Teoria dos Jogos, também pode ser analisada pela perspectiva das criptomoedas e criptoeconomia.

Teoria dos Jogos e Criptomoedas

Essa teoria é utilizada na matemática aplicada há várias décadas, mas também analisada por várias ciências, tendo seu início na economia.

Já foi utilizada nos campos nucleares, biológicos, da computação e vários outros setores, chegando até as criptomoedas por consequência.

A teoria dos jogos explora como pessoas racionais tomam decisões estratégicas em diferentes cenários. Embora muitas vezes confundida com a lógica geral, a teoria dos jogos é baseada em termos puramente matemáticos e tem aplicações em qualquer domínio onde as pessoas devem coordenar ou competir umas com as outras.

Com a ideia inicial de Satoshi Nakamoto, e a publicação do paper do Bitcoin, o mundo passou a pensar em um modelo de criptoeconomia, baseado no poder de cada indivíduo ser o seu próprio banco e representante.

Um dos jogos mais conhecidos nessa teoria é o Dilema dos Prisioneiros, uma situação de impasse que pode resultar em diversas situações para os envolvidos.

Há quem no mercado busque utilizar Estratégias de Trade para aumentar suas posições de criptomoedas, mas há quem acredite que isso é um Jogo de Soma Zero, também citada na Teoria dos Jogos.

Um dos criptógrafos mais conhecidos no mundo, Nick Szabo já citou o que acha da economia e da teoria dos jogos. O seu pensamento nos diz que a criptografia da blockchain valida o passado e dá a recompensa futura pelo trabalho, uma nova concepção de economia é então entendida, de forma descentralizada e segura.

Relação entre Teoria dos Jogos e Criptomoedas

Como a relação da Teoria dos Jogos com a economia e com a computação é notável, há também que vermos sobre a questão das criptoeconomia.

Com a mineração das criptomoedas e consequente validação dos blocos temos que os mineradores são jogadores. Quem transaciona as criptomoedas no dia a dia também é considerado um jogador.

Cada jogador possui concorrentes, e também estratégias para obter o máximo de lucro para si mesmo.

Mas, e se os mineradores resolverem estragar o sistema da Blockchain, qual a vantagem para eles? Como o sistema de mineração possui vantagens no seu processo, não há vantagens em se fazer isso, pois a rede Bitcoin possui o chamado sistema de punição que garante que isso não ocorra.

Um exemplo de sistema distribuído que não possui o sistema de punição incluso são os famosos Torrents, que um usuário ao baixar o mesmo não possui benefícios de manter a rede funcionando, e facilmente vários torrents não funcionam mais com o tempo.

E os jogadores, podem escolher utilizar outras cadeias do Bitcoin, forks por exemplo e sair da rede principal? Sim até poderiam, mas a rede Bitcoin possui o valor que as pessoas dão a ela, e como o Bitcoin Core é a principal a ser utilizada no cotidiano mundial não há vantagens em tentar utilizar outras, pelo menos atualmente ainda é assim.

Ao analisar a dominância do Bitcoin com o tempo mesmo em fases de vários ICO e novas criptomoedas chegando ao mundo, forks e tudo mais podemos ver que a sua rede é inevitavelmente a mais utilizada. Nem o Bitcoin Cash, seu mais famoso fork conseguiu alcançar os níveis do Bitcoin mesmo estando no TOP 10 do Marketcap, isso se deve ao fato do valor que as pessoas dão a rede principal.

Como as criptomoedas atuais, em sua maioria pelo menos, são baseadas em consenso e o mesmo depende da maioria concordar com as decisões a serem tomadas, entra aí também a Teoria dos Jogos.

A forma de se fazer consenso em muitas criptomoedas são criticadas, e muitas são dadas como certa por vários estudiosos.

Nem sempre vemos “Blockchain” nas criptomoedas, como por exemplo a IOTA utiliza DAG, a Holochain também pensa em outra forma de rede de transações, e vários outros projetos possuem ressalvas quanto ao desempenho dos consensos inclusive do Bitcoin.

Algumas ponderações acerca das criptomoedas

Um fato inegável é que a criação do Bitcoin deu credibilidade a assuntos como privacidade na web, movimento cypherpunk, e estamos presenciando uma grande revolução com o seu potencial.

Por hora vamos estudando sobre Proof-of-work, Proof-of-stake, Masternodes, ICO e tudo mais que ronda a nova criptoeconomia e seu novo modelo de negócios testado em escala mundial.

Não há como adivinhar se no futuro estaremos utilizando a blockchain do Bitcoin no cotidiano, mas tudo indica que essa é a rede de transações mais forte no mercado, no quesito segurança não há dúvidas.

Para finalizar, se você interessou e quer saber mais sobre a Teoria dos Jogos e Criptomoedas, aconselho também a assistir ao filme Uma Mente Brilhante, que trata do criador dessa teoria que foi o matemático John Nash, interpretado pelo ator Russell Crowe.

 

O post Teoria dos Jogos e Criptomoedas possuem relação? apareceu primeiro em Livecoins.

Você pode gostar...